Natal da 13 de Maio: união pelo volta da alegria às ruas de São Luiz

• Comissão de moradores e comerciantes da 13 de Maio unem-se para revitalizar o espírito de natal em São Luiz Gonzaga

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 16/12/2014 às 09:09   |   Imprimir

A lembrança nostálgica dos antigos tempos em que o mês de dezembro era sinônimo de uma cidade alegre e enfeitada fez com que moradores e comerciantes da Rua 13 de Maio decidissem unir esforços e buscar, através de uma iniciativa inédita, a renovação da cultura de celebrar o espírito natalino nas ruas de São Luiz Gonzaga. O resultado foi uma quadra iluminada e atrativa para todos que transitam pela Rua 13 de Maio à noite, com luzes decorativas, anjos e enfeites natalinos que fazem a alegria da criançada e esquentam as vendas nos estabelecimentos comerciais localizados nas proximidades.

A INICIATIVA - Uma das responsáveis pela decoração, Julia Braga Vieira Marques, estudante da faculdade de Design de Produtos, na UNIJUÍ, salientou o objetivo da iniciativa viabilizada pela ação conjunta de moradores, Administração Municipal e colaboradores: renovar o espírito natalino e incentivar outras ruas da cidade a fazerem o mesmo, adotando práticas de ornamentação para reascender a alegria do Natal em São Luiz Gonzaga.

Segundo Julia e sua mãe, Elizabete Braga, no meio deste ano conversaram com comerciantes de estabelecimentos localizados na 13 de Maio. O assunto: a falta de entusiasmo na cidade nas datas comemorativas, principalmente no Natal, período em que a circulação de pessoas nas ruas se intensifica e, proporcionalmente, as vendas do comércio também.

Desta forma, foi montada uma comissão composta por 29 pessoas, as quais começaram a arrecadar dinheiro entre si para uma iniciativa desafiadora: embelezar a 13 de Maio para o natal. Nesse ínterim, Julia começou a planejar o design da decoração, bem como os detalhes técnicos de que precisaria para pôr o projeto em prática. Desta forma, segundo ela, o apoio de colaboradores foi fundamental, como por parte do engenheiro da Endesa Cien, Carlos Renato Silva, o qual projetou a parte elétrica para comportar a iluminação, da Administração Municipal, através de Sandra Ferreira e Cristiane Paniz, que providenciaram os enfeites de anjos, fechamento de rua e auxílio do Poder Público para a efetivação do projeto, bem como da RGE para a ligação.

PONDO EM PRÁTICA - Com as armações fornecidas pela Prefeitura Municipal, a comissão utilizou parte do recurso angariado para adquirir as luzes, as quais foram compradas no comércio local, que proporcionou um bom desconto para colaborar com a iniciativa. O projeto técnico, com o apoio da equipe da Prefeitura Municipal, começou a ser colocado em prática, com a mão-de-obra de servidores da prefeitura que trabalharam incessantemente, durante dois dias, para a colocação dos enfeites na rua.

Assim, nas primeiras semanas de dezembro, a iniciativa teve seu resultado, com uma quadra iluminada e decorada para enaltecer o natal, o que chamou a atenção de todos ao transitarem pela 13 de Maio. Além disso, para revitalizar a alegria do natal, diariamente, no final da tarde, um Papai Noel estará transitando pela quadra distribuindo doces e sorrisos para a criançada. Segundo Julia, esta prática deverá gerar bons resultados nos estabelecimentos comerciais que funcionarão até às 21h, pois será um grande atrativo para os pais levarem seus filhos para a 13 de Maio. Para reforçar o clima, caixas de som serão colocadas na quadra, para tocar músicas natalinas que darão um brilho especial ao “Natal da 13 de Maio”

PLANOS FUTUROS - A ideia da comissão, segundo Julia, é de realizar continuamente essa iniciativa a partir de agora. Para isso, a comissão já se organiza para viabilizar uma decoração na 13 de Maio já nos primeiros meses de 2015, mantendo uma atmosfera prazerosa para comerciantes, moradores e transeuntes. No entanto, de acordo com Julia, o principal objetivo ainda é de, quem sabe, no ano que vem, ver muitas outras ruas enfeitadas com a união dos moradores, os quais são os principais responsáveis pela volta da alegria às ruas de São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)