Perdas significativas nas lavouras implicam na decretação de emergência

A Prefeitura Municipal decretou, na última quarta-feira, 15 de outubro, situação de emergência devido à alta incidência de chuvas nos últimos meses e pelos prejuízos econômicos acarretados, tanto no sistema viário (como pontes e estradas) como no setor agrícola, em perdas expressivas de produção constatadas por órgãos e entidades ligadas ao setor primário.

Visando conferir a possibilidade de decretação de emergência, o Conselho Municipal de Defesa Civil reuniu na quarta-feira, junto ao Salão Nobre da Prefeitura, os representantes das entidades que fazem parte do conselho. Na oportunidade, foram apresentados levantamentos que embasaram a decisão de decretar a situação de emergência, como as consequências do grande volume de chuva acumulada nos últimos três meses.

Desta forma, em posse de dados apresentados pela Secretaria de Obras quanto às situações de estradas, pontes e pontilhões, assim como os prejuízos constatados pela Secretaria da Agricultura nas diversas culturas, e, principalmente, no laudo apresentado pela EMATER, cujo percentual de prejuízo chegou a 70% de perdas nas lavouras do município, o prefeito Junaro Figueiredo, com parecer do Conselho Municipal de Defesa Civil, decretou situação de emergência no município por 120 dias, tendo em vista a necessidade de buscar auxílio para os produtores rurais através de prorrogações de prazos de pagamentos e renegociações de eventuais dívidas acarretadas com os prejuízos. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)