Projeto de Planejamento Estratégico tem seu marco inicial

Reunião na URI local consolidou iniciativa que promoverá o desenvolvimento do município através do planejamento setorial, com o embasamento técnico necessário para otimizar resultados

A URI São Luiz Gonzaga sediou, na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, reunião de apresentação do esboço do projeto de “Planejamento Estratégico para o município de São Luiz Gonzaga”, o qual terá importância ímpar na promoção de ações elaboradas em conjunto que nortearão os rumos do desenvolvimento são-luizense.

PRESENÇAS - O encontro contou com a presença da Prefeitura Municipal, através do prefeito Junaro Figueiredo; da URI São Luiz Gonzaga, através da diretora Sônia Bressan Vieira, assessorada por Paula Letícia Marques; do jornalista José Grisolia Filho; da Câmara de Vereadores, representada pela edil Maria de Lourdes Matzenbacker; da ACI, representada pelo presidente Nilton Teixeira; do Sindilojas, representado pelo presidente Nelson Faleiro; do Sindicato Rural, através do presidente Maurício Caíno; e da Uergs, representada pela professora Andrisa Zanella.

NECESSIDADE - Na oportunidade, o Chefe do Executivo Municipal explanou acerca da iniciativa do projeto, o qual surge como uma necessidade imediata de fomentar os projetos de maneira otimizada e planejados em conjunto através de um grupo gestor, o qual será responsável por estudos de estratégias de aplicação das referidas ações de desenvolvimento nos diversos segmentos do município.

GRUPO DE TRABALHO - Segundo Junaro, após tratativas feitas com a diretora da URI, Sônia Bressan Vieira, no início deste ano, foi sendo construída a ideia de formar um grupo de trabalho através de projeto de desenvolvimento para São Luiz Gonzaga. Desta forma, a reunião realizada nesta terça-feira marcou o início dos trabalhos, sendo apresentadas, na oportunidade, algumas características que deverão nortear os rumos das atividades do grupo gestor.

EMBASAMENTO DE DECISÕES - De acordo com o prefeito, a principal justificativa de implantar o referido projeto é embasar de maneira técnica e planejada as ações e decisões sobre o município em uma parceria público-privada, cujos resultados deverão contemplar os objetivos discutidos e aprovados pelas entidades pertencentes ao grupo gestor: “Passamos muito tempo a mercê do empírico, sem a fundamentação técnica necessária para delinear as ações corretas a serem tomadas. A partir de um planejamento estratégico, fomentado por entidades setoriais, as obras e ações voltadas ao município terão, consideravelmente, benefícios nunca antes vistos em São Luiz Gonzaga”, salientou Junaro.

ESBOÇO - Logo após, a diretora Sônia Bressan Vieira apresentou um esboço elaborado como modelo a ser seguido para implantação do projeto, o qual compreendeu diversas etapas, tanto na parte de organização, divulgação e capacitação, como na parte de elaboração, avaliação e execução de projetos. Em seguida, os presentes apoiaram veemente a criação do grupo gestor, o qual irá trabalhar, a partir de agora, para a elaboração do inédito projeto de planejamento estratégico para São Luiz Gonzaga. Na ocasião, foi decidido pelo nome de Sônia Vieira a coordenar o grupo de trabalho do projeto, tendo em vista o seu empenho e competência no projeto de criação do COREDE Missões-Fronteira.

LANÇAMENTO - Foi definido para a primeira quinzena do mês de outubro, após as eleições, uma nova reunião do grupo, o qual irá avaliar a possibilidade de novas entidades virem a se tornarem colaboradoras do projeto para a criação efetiva do grupo gestor, bem como será feito o lançamento oficial do projeto em São Luiz Gonzaga, o qual, segundo os presentes, será caracterizado pela “união da comunidade”. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)