INCRA se reúne com famílias de 25 assentamentos da região das Missões

• Promovida com o apoio da prefeitura, reunião lotou o Salão de Atos da URI São Luiz Gonzaga

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 10/08/2018 às 16:09   |   Imprimir

Na quinta-feira (09), com o auditório da URI São Luiz Gonzaga completamente lotado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) – em parceria com a Prefeitura de São Luiz Gonzaga – promoveu uma grande reunião com assentados de 25 assentamentos da região das Missões. O encontro também contou com a participação de prefeitos e autoridades de dez municípios da região, equipe técnica do INCRA, lideranças dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na ocasião, o prefeito de São Luiz Gonzaga e anfitrião do encontro, Sidney Brondani, recepcionou o público presente no Salão de Atos da URI. “É uma honra para o município sediar esta reunião. Desde 2017, tratávamos com o instituto sobre realizar um grande encontro para que o INCRA viesse até a base e trouxesse informações para o maior número de pessoas”. Brondani também destacou o papel dos assentamentos para os municípios. “Os assentamentos são importantes para estrutura econômica da região, participando ativamente da mesma e acima de tudo, ofertando um pedaço de terra para aqueles que são vocacionados a cultivar o solo. A intenção do INCRA com esta reunião é repassar informações e sanar dúvidas. Sei que não existe solução imediata para todos os problemas, mas tudo começa pelo diálogo e informação”. O prefeito também agradeceu o apoio da URI São Luiz Gonzaga, em especial a diretora Dinara Bortoli Tomasi, a qual disponibilizou o local para a reunião.

A regularização dos lotes dos assentamentos, contratos de concessão de uso, titulação dos lotes e linhas de crédito disponíveis aos assentados foram repassadas pelo superintendente do INCRA, André Bessow e pela equipe técnica do instituto, os quais buscaram sanar as dúvidas dos participantes. “A reunião atingiu todos os nossos objetivos. Foi um prazer estar em São Luiz Gonzaga, onde tivemos um auditório lotado para falar sobre as ações da superintendência no Estado. Conseguimos passar as informações e ter a participação do público. É muito importante trazer uma informação oficial do INCRA aos municípios, faz parte do nosso trabalho. Ao visitar São Luiz Gonzaga e outros municípios também proporcionamos mais transparência ao nosso trabalho”, comentou o superintendente André Bessow.

Participaram da reunião, representantes de São Luiz Gonzaga, São Borja, Itacurubi, Capão do Cipó, São Miguel das Missões, Giruá, Santo Antônio das Missões, Caibaté, São Nicolau e Bossoroca.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga