Semana de mobilização para o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

• Diversas ações serão realizadas para chamar a atenção da comunidade sobre o tema

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 15/05/2018 às 14:23   |   Imprimir

Promovendo a discussão e alertando a comunidade sobre um tema delicado e presente no cotidiano de muitas famílias, a Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente de São Luiz Gonzaga realiza ações alusivas a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Na segunda-feira (14), representantes da Rede visitaram a imprensa local para divulgar a mobilização e também entregaram ao prefeito Sidney Brondani o convite para integrar as atividades da semana.

Na ocasião, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a assistente social Valéria Castro, chamou a atenção para a gravidade dos casos. A profissional atua há mais de 20 anos na área e destacou que o número de casos preocupa os setores ligados a proteção dos jovens. “Existem questões muito preocupantes em relação ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso município, as quais nos deixam chocados. Seja pela idade da vítima, cada vez mais jovem, e pelas formas de abuso. Sabemos que o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ocorrer todos os dias, mas precisamos trazer a comunidade para lutar conosco, dar visibilidade ao tema. Unidos somos mais fortes para proteger e ajudar as nossas crianças e adolescentes”.

O prefeito Sidney Brondani agradeceu o convite para participar das ações e confirmou presença na caminhada que será promovida pela Rede na sexta-feira, 18 de maio, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Parabenizo a Rede por esta iniciativa e também pelo trabalho árduo realizado diariamente em prol das nossas crianças e adolescentes. Aqui na Administração Municipal temos contato com uma parcela dos casos, o que já nos deixa muito preocupados. Estamos a disposição para auxiliar no que for necessário, somos parceiros nesta luta”, destacou Brondani.

A reunião também contou com a participação da secretária de Educação (Semece), Rosangela Vidoto; da assessora pedagógica da Semece, Karina Zborowski; da conselheira tutelar Marisete Marques Vieira; e do psicólogo do Lar Escola, Dieison Soares. Em São Luiz Gonzaga, 12 entidades integram a Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente.

AÇÕES

Nesta terça-feira (15), a Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente irá divulgar a campanha no comércio são-luizense, realizando orientações sobre o tema e a entrega de materiais informativos. Na quarta (16) e quinta-feira (17), as ações serão concentradas nas escolas municipais e estaduais, orientando os alunos sobre o assunto.

Na sexta-feira, 18 de maio, a comunidade é convidada a participar da caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ponto de partida será em frente ao Palanque Oficial, às 8 horas, com parada na Praça da Matriz para o desenvolvimento de ações, entre elas, a abordagem de pedestres e motoristas para a divulgação da campanha e entrega de materiais informativos. Em caso de chuva, a caminhada será transferida para nova data a ser definida.

Durante a semana de atividades, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza atendimento ao público somente no turno da tarde. Pela manhã, a equipe estará mobilizada nas ações da campanha. A exceção é o atendimento da assistente social, o qual será realizado normalmente na terça-feira a tarde e na quarta-feira pela manhã.

DENUNCIE

A semana é de mobilização, mas o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser diário. Não cale a sua voz. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelos números 190 (Brigada Militar) e disque 100 ou ainda pelo 3352-6560 (CREAS) e 3352-4172 (Conselho Tutelar).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga