Familiares do Expedicionário Cícero Cavalheiro visitaram São Luiz Gonzaga

• Recepção ocorreu na Praça Cícero, com a presença de autoridades do município

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 11/05/2018 às 15:04   |   Imprimir

No último domingo (6), o Centro Esportivo Expedicionário Cícero Caetano Cavalheiro recebeu a visita de familiares da figura histórica que nomeia o espaço. Entre eles, os filhos de Cícero Caetano Cavalheiro, Vera Veronica Nascimento Cavalheiro Teixeira e Paulo Nascimento Cavalheiro, acompanhados pelos cônjuges e filhos, foram recepcionados por autoridades do município.

Na ocasião, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; a secretária de Educação, Rosangela Vidoto e o coordenador da Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer (APDL), Tito Bilinski, entregaram aos filhos do Expedicionário Cícero Cavalheiro uma seleção de fotos com momentos importantes nos 31 anos de fundação do centro esportivo. “Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem à família e a história de um são-luizense ilustre como Cícero Caetano Cavalheiro, na época um jovem de 22 anos, ferido em combate na Segunda Guerra Mundial defendendo seus ideais em um episódio marcante da história”, ressaltou o prefeito.

A visita também foi acompanhada pelos vereadores José Antonio Flach Werle e Maria de Lourdes Matzenbacker, pelos filhos do ex-prefeito Joaquim Nascimento (em exercício na época da inauguração da Praça Cícero, em 1987), Valdivia Nascimento e Vitor Hugo Nascimento e pelo vice-prefeito na época da inauguração, Luiz Antônio Sommer Prates (professor Lizoca). Atualmente, Vera Veronica Cavalheiro Teixeira reside em Viamão e Paulo Nascimento Cavalheiro mora em Cidreira. Além de visitar São Luiz Gonzaga, a família de Cícero Cavalheiro esteve em Bossoroca, ocasião em que foi homenageada pela Confraria do Icamaquã.

EXPEDICIONÁRIO CÍCERO CAVALHEIRO

Nascido em Bossoroca no ano de 1922 – quando o município ainda integrava o território de São Luiz Gonzaga – Cícero Caetano Cavalheiro se alistou no Regimento A. Neves em 1941, integrando o primeiro escalão de brasileiros a ir à Itália, na Segunda Guerra Mundial. Durante a batalha de Monte Castello contra as forças do Eixo (lideradas pelo exército alemão), em 1944, foi gravemente ferido por uma mina, dilacerando pés e pernas e causando ferimentos em diversas partes do corpo. Em 1945, foi transferido para os Estados Unidos da América para recuperação, retornando para o Brasil em 1947.

Cícero Caetano Cavalheiro se casou com Célia Fabrício do Nascimento, tendo quatro filhos: João, Paulo, Osvaldo e Vera. Por seus feitos durante a campanha na Itália, foi condecorado com a Cruz de Sangue do Brasil e com a Ordem das Armas da França. Faleceu em 24 de dezembro de 1957, aos 35 anos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Biblioteca Municipal

Foto: Divulgação / Semece