Projeto para criação do Departamento Municipal dos Direitos das Mulheres é apresentado ao Executivo

• Proposta é coordenada pelas psicólogas Vanessa Ibargoyen e Débora Ferreira

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 03/04/2018 às 14:31   |   Imprimir

Proporcionar as mulheres vítimas de violência um atendimento especializado – oportunizando o acompanhamento psicológico, social e jurídico – para fortalecer a autoestima e informar as vítimas sobre seus direitos. Com esse objetivo, na segunda-feira (2), as psicólogas Vanessa Ibargoyen da Silva e Débora da Silva Ferreira apresentaram ao prefeito Sidney Brondani o projeto de criação do Departamento Municipal dos Direitos das Mulheres.

De acordo com a psicóloga Vanessa Ibargoyen, a ideia para a criação do departamento surgiu dos inúmeros casos de violência contra as mulheres divulgados pela imprensa e também de experiências profissionais. Com o apoio da psicóloga Débora Ferreira, as profissionais desenvolveram o projeto de criação do Departamento Municipal dos Direitos das Mulheres. “Existem dados alarmantes sobre violência contra mulheres, casos com final trágico, o que requer uma atenção especial. O departamento será um espaço estratégico da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e visa a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania das mulheres”, ressaltou Vanessa.

O prefeito Sidney Brondani parabenizou as profissionais pela iniciativa e pelo excelente projeto apresentado. “Precisamos de uma atenção diferencia nessas situações. Para cada denúncia registrada, temos consciência de que outras mulheres ainda sofrem algum tipo de violência. Parabenizo as psicólogas Vanessa Ibargoyen e Débora Ferreira pelo projeto, o qual poderá transformar e salvar a vida de muitas mulheres do nosso município, além de combater a desigualdade entre os gêneros”.

Brondani informou ser possível a disponibilização de um espaço para a instalação do Departamento Municipal dos Direitos das Mulheres junto ao Centro Integrado da Cidadania (CIC). O chefe do Executivo também ressaltou que seria importante o departamento realizar um trabalho conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga