Indústria solicita apoio do poder público para permanecer em São Luiz

• Prefeito Sidney Brondani esteve reunido com diretores da ESB do Brasil.

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 19/01/2017 às 14:50   |   Imprimir

Na tarde desta quarta-feira (19) o Prefeito Sidney Brondai juntamente com o 1º Vice-presidente da ACI - Guilherme Moraes Formozo, estiveram reunidos com os dirigentes da empresa ESB do Brasil, sendo: Valmir Jek – Gerente de Produção, Odilon Moraes – Gerente Externo e Daniel Berlitz – Diretor Proprietário. Também, acompanhou a reunião Cacio Sudati Vieira - auditor fiscal federal do SIFI 1184.

A ESB do Brasil é uma empresa dedicada a produção, comercialização e serviços na área de envoltórios naturais (tripas), sendo presente em quatro países.  A empresa mantém um programa de formação de pessoal e inovação nos sistemas de produção para atender os maiores produtores de embutidos cárneos do Brasil, na busca de maior eficiência na relação entre preço, rendimento e qualidade das linguiças.

A Missão da ESB, encontra-se em oferecer alternativas em tripa natural para embutidos, com solução de problemas e ou otimização dos resultados na produção de linguiças, beneficiando a tripa original do cliente e ou fornecendo tripa em tubing de alta performance, com pós venda e suporte técnico diferenciados.

Segundo o Diretor Proprietário - Daniel Berlitz, a empresa instalou-se em São Luiz Gonzaga de forma intempestiva, para suprir uma demanda de mercado existente, que não podia esperar, assim, a maneira mais rápida encontrada foi instalar-se junto ao frigorifico local, o qual, já obtinha as licenças necessárias, e a fiscalização por meio do SIFI (Sistema de Inspeção Federal), o qual é usado pela empresa atualmente.

Daniel afirma que a intenção da empresa é permanecer deforma definitiva em São Luiz Gonzaga, porém, não pode ficar  por muito tempo junto de outra empresa, no caso, a Cotrijuí. Assim, a demanda, é que a prefeitura amplie seu sistema de inspeção, oportunizando uma licença de SISBI para essa indústria.

Atualmente o executivo dispõe do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), porém, esse não permite que os produtos sejam comercializados fora da cidade. A necessidade da ESB é o transporte dos produtos produzidos aqui, para outras regiões do país, sendo indicado, o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

O Prefeito Sidney Brondani parabenizou a empresa pelo trabalho que realiza no município, oportunizando 140 empregos. O Prefeito destacou que vai analisar essa demanda, juntamente com sua equipe técnica, e vai fazer o possível para atender essa necessidade, e auxiliar na permanência da ESB em São Luiz Gonzaga. Brondani afirmou que essa, também, é uma forma de atrair mais negócios para o município.

Segundo Daniel, a mão de obra encontrada na cidade foi algo que sempre o surpreendeu, pois, são profissionais dedicados e que não gostaria de deixar. A Associação Comercial e industrial de São Luiz Gonzaga apoia essa iniciativa e vai colaborar para suprir essa demanda.

Reunião com Equipe: Na tarde desta quinta-feira (19) o Prefeito Sidney Brondani esteve reunido com a equipe de profissionais da prefeitura, as médicas veterinárias Francine Miranda e Solange Siqueira. Na oportunidade apresentou a situação e solicitou empenho para a formalização deste sistema em nosso município. As profissionais são responsáveis atualmente pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e comprometeram-se em buscar informações de implantação deste novo sistema na cidade.