Inicia a gestão 2017-2020 em São Luiz Gonzaga

  • Prefeito Sidney Luiz Brondani tomou posse em concorrida cerimônia na câmara de vereadores.

    Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 03/01/2017 às 11:15   |   Imprimir

Na manhã deste domingo, 01 de janeiro de 2017, ocorreu cerimônia de posse dos eleitos para o mandato 2017-2020 em São Luiz Gonzaga. A cerimônia ocorreu no legislativo são-luizense. Foram empossados o Prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani e o Vice-Prefeito, Mário Olaides da Trindade Rodrigues. Durante o discurso de posse, Sidney comprometeu-se com o povo são-luizense.

“É com orgulho, satisfação e responsabilidade que assumo neste ato juntamente com meu companheiro, Mário Trindade, a administração do nosso município pelo próximo quadriênio”, iniciou seu discurso o novo gestor são-luizense. Sidney agradeceu a Deus, pela vida e pela saúde, a sua família; especialmente a esposa Maria Lurdes, ao filho Thiago Luiz e sua namorada Laura, aos seus irmãos, primos e sobrinhos; ao PP, seu partido político, ao PMDB, ao PSB e ao solidariedade pela indicação de seu nome nessa Coligação  que denominou-se “São Luiz em 1º lugar”.

O novo prefeito expressou seu agradecimento a todos os cidadãos e aos mais diversos setores e organização de nossa sociedade, que deram um voto de crédito e confiança ao seu projeto. Segundo Brondani, a vida político-administrativa do município é marcada por sucessões de administrações, e nesse momento o Brasil passa por momentos políticos e econômicos conturbado os quais repercutem no estado e que acabam jogando a conta no município onde vivem o cidadão que ao buscar os seus direitos no serviço público o fazem diretamente aos vereadores e ao prefeito, os quais são os seus contatos mais próximos.

O novo chefe do executivo afirma que essa realidade não abate, ao contrário nos encoraja para administrarmos a nossa São Luiz Gonzaga com organização determinação honestidade e transparência, primando sempre pela economicidade aliada a eficiência. A economia de São Luiz Gonzaga é baseada na cadeia produtiva da agropecuária, nesse aspecto, a agricultura comercial com foco no  Agro e Agricultura Familiar voltada para a subsistência, e para o fornecimento de produtos que estão diariamente na mesa do consumidor. O compromisso com os produtores será na melhoria da infra-estrutura, no apoio e na orientação, em conjunto com os demais órgãos ligado ao setor, para através  na parceria, haver a consolidação das licenças ambientais, visando a implantação da construção de mais reservatórios de captação de águas originadas pelas precipitações pluviométricas destinadas à irrigação, fazendo com que São Luiz se consolide como referência nessa atividade, destacou Sidney.

Quanto a indústria e ao nosso comércio, Brondani afirma “seremos parceiro para viabilizar o fortalecimento do que já possuímos e o surgimento de novos empreendimentos através de concessões e incentivos, gerando mais empregos e renda aos nossos cidadãos. Contamos com as entidades ACI e Sindilojas para implantarmos o distrito industrial 2”.

Por meio de vários programas de saúde, o nosso município obteve grandes avanços, oferecendo mais consultas exames e cirurgias quando necessárias. “Quando se fala em saúde, os nossos olhos se voltam para o nosso hospital, o nosso projeto visa fortalecer o hospital local, buscando através de parceria com a administração hospitalar, preencher as vagas existentes nas áreas de especializações médicas complexas, bem como valorizar os profissionais já atuantes com a implantação de exames de imagem e dos mais modernos diagnósticos computadorizados,  para assim, ter condições de futuramente implantar uma UTI e um centro de hemodiálise”, declarou.

Assim como a família é a base de uma sociedade, a educação é a base de nossa cultura e de nossa economia. O município tem compromisso constitucional com a educação infantil, onde pretendemos ampliar a oferta de vagas para crianças de 0 a 5 anos. Por outro lado buscaremos parcerias com estados e demais instituições de ensino, buscando o fortalecimento da URI  e a consolidação da UERGS,  bem como apoio aos demais institutos de ensino superior.

Sidney Brondani deixou uma mensagem aos jovens “vocês não são o futuro, vocês são o presente. Porque se não viver o presente, não terão futuro”. E completou “aos jovens uma palavra: “estudem”, pois como brilhantemente preconizava Einstein, só uma coisa de que a mente não se cansa, é de aprender. O conhecimento é a melhor ferramenta para o ingresso no mercado de trabalho, tendo o poder de modificar destinos”.

O mandatário municipal falou também ao funcionalismo, quadro geral e ao magistério “todos são colaboradores e não vejo forma de ser bem sucedido na administração, sem contar com o apoio dos servidores, com os quais teremos o maior respeito, mantendo diálogo com a sua representação que é o sindicato dos municipários. O meu primeiro pedido ao secretário da fazenda foi o de que a prioridade número 1  de sua pasta, fosse manter o pagamento dos salários dos servidores sempre em dia”.

É de conhecimento de todos o problema crônico e histórico das ruas da nossa cidade, “a atual administração fez sua parte, recuperando vários trechos asfaltando e calçando inúmeros outros, porém assim mesmos, temos dezenas de ruas que necessitam melhoramentos, e melhorá-las são nossa prioridade, sendo que para viabilizá-las, buscaremos emendas parlamentares e se possível financiamentos”, destacou Brondani.

Sobre a cultura, o gestor afirmou “o nosso município é histórico, tendo sempre se caracterizado por sua riqueza cultural, bem como pelo talento dos artistas locais, os quais possuem características culturais que representam o “Legado Missioneiro”. O nosso desejo é criar uma Secretaria da Cultura e Turismo com o fim de valorizar e fomentar o surgimento ações que engrandeçam a nossa história e cultura autóctone e venham a projetar o nosso município como uma potência turística e cultural, porém infelizmente a limitação orçamentária atual, nos impede de colocar desde já em prática este projeto, mas ele continua vivo, e com o apoio da Câmara, temos a certeza de que em breve criaremos essa Secretaria”.

Uma das grandes preocupações da administração que se inicia, refere-se aos ocupantes de áreas pertencentes ao município, as popularmente chamadas áreas verdes “aos quais quero dirigir-me nesse momento para reafirmar que iremos dar continuidade ao projeto de regularização fundiária os quais pretende legitimar a posse desses imóveis com a entrega do título hábil propriedade, sendo nossa perspectiva, até o final deste ano, iniciarmos a entrega dos primeiros títulos de propriedade, dando dignidade e tranquilidade aos seus ocupantes”, disse Sidney.

O Prefeito afirmou que somos eleitos, tanto no legislativo, como no executivo para administrarmos o nosso município “ o nosso propósito é trabalhar em harmonia respeitando a independência entre os poderes cada um exercendo seu papel porém tenho a certeza absoluta que em se tratando de respeito ao erário público e ao interesse de nosso município, e dos nossos cidadãos, Legislativo e Executivo serão uno, porque o povo quando elege a sua representação quer resultados, onde todos serão vitoriosos”, afirmou Sidney Brondani.

A conclusão da fala de Brondani, apresentou o pensamento do escritor Fernando Pessoa, o qual, ensinava que somos do tamanho de nossos  sonhos. Por esse motivo que sonhamos por uma São Luiz Gonzaga cada vez maior e melhor de se viver.

A transmissão de cargo ocorreu logo após a posse.