Administração cadastra proposta para construção de sede da UERGS

Obra, no valor de R$ 4,5 milhões, precisa do apoio de parlamentares para finalmente ser viabilizada em São Luiz Gonzaga, representando um sonho de cerca de 15 anos para o Campus IV da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.
Um importante primeiro passo para a concepção da sede própria da UERGS - Unidade em São Luiz Gonzaga foi efetivado na sexta-feira, 14 de outubro, com o cadastramento de uma proposta voluntária junto ao Sistema de Convênios do Governo Federal - SICONV.
Apresentada junto ao Colegiado da Unidade da UERGS pelo prefeito Junaro Figueiredo e pelo secretário do Planejamento, Révis Moura, o projeto cadastrado visa a captação de recursos na ordem de R$ 4 milhões, mais a contrapartida de R$ 50 mil da Prefeitura, através de emenda parlamentar para a construção do novo prédio, o qual seria concebido em área pública localizado na esquina entre a Avenida Senador Pinheiro Machado e a Rua Antônio Gomes Pinheiro Machado.
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL ASSUMIU A PARCERIA PELA SEDE - Na reunião, o diretor regional do Campus IV da UERGS, Mastrângello Enivar Lanzanova, explicou aos presentes como se deu o processo de busca da nova sede através da participação do Município. Segundo o diretor, com recursos oriundos dos Processos de Participação Popular e Cidadã ainda não encaminhados ao campus local, após vários anos de sua contemplação (citando exemplos do ano de 2012, em que demandas definidas ainda não possuem previsão de repasse por parte do Governo Estadual), a reitoria salientou quanto às dificuldades de pleitear uma obra do porte de uma sede própria por meio do Estado. Nesse ínterim, ao saber do interesse do Colegiado da universidade, o prefeito Junaro Figueiredo colocou a Administração Municipal à disposição para intermediar a demanda por meio de uma proposta voluntária junto ao SICONV.
Com várias reuniões técnicas, a Administração Municipal e a UERGS elaboraram os termos necessários para o cadastramento da proposta voluntária, que apresenta um projeto básico de novos prédios para o Campus IV da universidade no valor de R$ 4 milhões, contando com a contrapartida de R$ 50 mil do município, o que implicará, agora, na busca do apoio de parlamentares que contemplem o município são-luizense com a indicação de valores/emendas parlamentares.
CAMINHO MENOS BUROCRÁTICO - Segundo o professor Eugênio Portela, este primeiro passo foi muito importante, pois viabiliza a contemplação do projeto através de um caminho muito menos tortuoso e burocrático do que seria através da negociação entre a UERGS e o Estado. Desta forma, salientando a competência do secretário Révis Moura em captar recursos através do SICONV, Portela acredita que as forças políticas de São Luiz Gonzaga deverão se unir para viabilizar o encaminhamento destes recursos para o município, por meio dos representantes na Câmara e no Senado.
UMA SEDE PRÓPRIA PARA FORTALECER A UERGS E O MUNICÍPIO - O prefeito Junaro Figueiredo ressaltou da importância da UERGS em construir a sua própria sede, uma vez que a universidade atende, anualmente, a cada vez mais universitários e precisa de uma estrutura ampla para receber seus alunos e ministrar seus cursos, os quais são de extrema importância para a qualificação de nossos estudantes e, da mesma forma, para o desenvolvimento do município através do ensino superior qualificado de uma universidade. Assim, reafirmou o compromisso da Administração Municipal em auxiliar a UERGS neste pleito e em buscar as lideranças políticas para viabilizarem este sonho para a comunidade acadêmica de São Luiz Gonzaga e região.
VISITA A BRASÍLIA - Na próxima semana, uma comitiva formada por membros do Colegiado da Unidade São Luiz Gonzaga - Campus IV estará em Brasília, levando consigo a proposta voluntária e pleiteando, gabinete por gabinete, o trabalho em prol do município de São Luiz Gonzaga, por meio da concepção da estrutura própria de nossa UERGS. (Pela UERGS de São Luiz Gonzaga)