Estação Férrea será revitalizada pela Administração Municipal

Mais uma boa notícia para o segmento turístico e cultural de São Luiz Gonzaga: a revitalização do prédio da antiga estação férrea da cidade, desativada desde o século passado e que, atualmente, encontra-se em precárias condições. Sem investimentos do Poder Público nos últimos anos, o prédio histórico acabou se deteriorando e sofrendo atos de vandalismos, o que tornaram o local um atrativo para usuários de drogas e para moradores de rua.

HISTÓRIA - Inaugurada no ano de 1943, a estação férrea de São Luiz Gonzaga foi uma grande referência no município, uma vez que os serviços de transportes de cargas e passageiros era realizados constantemente por meio de trens. No entanto, após 30 anos, a empresa Viação Férrea do Rio Grande do Sul acabou extinta, e, o serviço de transporte férreo, substituído por ônibus e caminhões que passaram a transitar na BR-285.

No ano de 1996, a empresa privada América Latina Logística – ALL assumiu a concessão da malha ferroviária de São Luiz Gonzaga e de outros municípios da região; porém, a concessionária não apresentou interesse em reativar os serviços de transportes de cargas e passageiros, o que acabou por motivar o Ministério Público Federal, através do procurador da República em Santo Ângelo, Osmar Veronese, a ingressar com uma ação judicial para compensar os prejuízos causados aos municípios abrangidos pela malha ferroviária e condicionar a ALL a cumprir o acordado na concessão pela reativação dos serviços. Desta ação, que ainda busca que a ALL reative o serviço na malha ferroviária, o MPF determinou o pagamento de indenização aos município abrangidos pela linha férrea de cerca de R$ 8 milhões, divididos entre os mesmo e que deveriam ser aplicados em obras que visassem o segmento cultural e/ou social.

INVESTIMENTOS FEITOS COM A INDENIZAÇÃO - O valor total da indenização para São Luiz Gonzaga compreendeu o recurso de R$ 844.729,02, o qual foi muito bem utilizado pela Administração Municipal para a concepção de obras muito importantes para o município:

- Transformação do antigo presídio em um Centro Integrado da Cidadania: Com R$ 319.048,91 da indenização, a Administração Municipal reformou e modernizou o prédio histórico, o qual, hoje, comporta a Secretaria de Ação Social, Conselhos Municipais e outros órgãos ligados à área social. O CIC foi inaugurado em 11 de dezembro de 2015.

- Revitalização do Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro: Com o recurso de R$ 292.571,12 da indenização, a Administração Municipal revitalizou a infraestrutura da tradicional praça recreativa da cidade, implantando banheiros com acessibilidade, reforma da pista e das quadras esportivas, construção de arquibancadas e da primeira pista de skate da cidade. A entrega oficial do Centro Cícero Revitalizado ocorreu no Dia do Município, 3 de junho deste ano.

- Revitalização do Palco Cenair Maicá: Com o valor de R$ 147.414,14 da indenização recebida da ALL, a Administração está efetuando as obras de revitalização do tradicional Palco Cenair Maicá, na Praça da Matriz, com a construção de novos banheiros e uma inédita concha acústica para contemplar shows e espetáculos no local. A obra será entregue no segundo semestre deste ano.

A VEZ DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA – Com o depósito de R$ 147.414,14 restantes da indenização na semana passada, a Administração estará publicando nos próximos dias o edital de licitação para as obras de revitalização da antiga estação férrea, cujas obras deverão iniciar após o pleito eleitoral, por conta da legislação vigente. O projeto concebido pela Secretaria Municipal do Planejamento visa transformar o prédio histórico em um centro cultural do município e atrativo turístico, o qual será de grande valor para preservar o passado de São Luiz Gonzaga para as novas gerações.

PARA PRESERVAR A HISTÓRIA - Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, “esperamos que, a exemplo do que ocorreu nos anos 40, a estação férrea receba novamente a comunidade quando de sua inauguração, pois a revitalização deste prédio histórico servirá para mantermos viva a memória de uma época simples, mas, providencial para o desenvolvimento de São Luiz Gonzaga, com a lembrança de quando os trens eram o principal meio de transporte de cargas e passageiros. Por isso, a estação férrea, quando reinaugurada, servirá para abrigar uma parte de nossa história e remeterá a nostalgia aos corações dos são-luizenses que ainda escutam os apitos de maria-fumaça nos resquícios de suas lembranças”, destacou o Chefe do Executivo. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com informações da RBS TV)

Confira a reportagem da RBS TV veiculada no programa Bom Dia Rio Grande nesta quarta-feira, 22 de junho: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/projeto-de-revitalizacao-de-estacao-de-trem-e-aprovado-em-sao-luiz-gonzaga-rs/5111327/