Uma ferramenta de comunicação com a Prefeitura ao alcance de todos

Com o advento da internet e os benefícios da acessibilidade ao alcance de todos, a Administração Pública Federal adotou práticas de aperfeiçoamento na gestão da Tecnologia da Informação (TI) nos órgãos públicos. A medida se deu pela chamada Estratégia de Governança Digital (EGD), aprovada para o triênio 2016-2019. O novo modelo visa que as ações de TI sejam reposicionadas para atender melhor às necessidades dos cidadãos brasileiros, de modo que assuntos ou pendências diversas possam ser resolvidas de forma ágil e prática pela internet. Desta forma, situações como longas filas, deslocamentos, despesas e tempo perdido poderiam ser evitadas com a possibilidade de solução a determinadas questões até mesmo por dispositivos móveis como tablets ou smartphones.

SÃO LUIZ É UM DOS MUNICÍPIOS PIONEIROS NA PRÁTICA DA GOVERNANÇA DIGITAL – Neste objetivo, o município de São Luiz Gonzaga conta, desde o ano passado, com o aplicativo Cidadão Mobile, desenvolvido pela empresa ABASE Sistemas e Soluções. O aplicativo, disponível para tablets e smartphones, foi criado justamente para proporcionar facilidades ao cidadão entrar em contato com a Administração Municipal e solicitar serviços sem ter de se deslocar fisicamente até a Prefeitura Municipal. Esta importante ferramenta de comunicação entre o cidadão e o Poder Público ganhou destaque estadual com a Central da Dengue, opção do Cidadão Mobile que permite que sejam efetuadas denúncias e solicitações de vistoria em locais propícios ao surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Esta iniciativa, evidenciada como pioneira por matéria veiculada na RBS TV, destacou o modelo de governança digital do município de São Luiz Gonzaga em proporcionar ao cidadão a rapidez e facilidade em encaminhar demandas urgentes, tudo ao simples toque na tela de um celular.

COMO ACESSAR – Para utilizar este novo canal de comunicação, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura Municipal (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br) através de seu tablet ou smatphone, clicar no link do “Cidadão Mobile” localizado no canto direito superior do site, e baixar o aplicativo, bem como instruções sobre sua funcionalidade.

Link para realizar o download no seu celular: http://tinyurl.com/saoluizgonzaga

Link para acessar o software no navegador: http://msip.abase.com.br/saoluizgonzaga

CIDADÃO MOBILE WEB – Para facilitar o acesso a solicitações de serviços, a prefeitura disponibilizou no portal o “Cidadão Mobile Web”, o qual permite que sejam feitos os cadastros e pedidos diretamente no site, de qualquer computador, bastando acessar o linkhttp://msip.abase.com.br/saoluizgonzaga ou clicar no box “Cidadão Mobile Web”, localizado no lado direito do site da prefeitura: www.saoluizgonzaga.rs.gov.br.

Esta plataforma de comunicação vem a somar com os outros meios de comunicação do contribuinte com a Administração Municipal, seja através do site da Prefeitura Municipal (com a utilização da Ouvidoria, SIC ou contato por email), através do telefone (3352-9300) ou por visita pessoal.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS – Os serviços disponibilizados ao internauta são: Central da Dengue, Coleta de Lixo Domiciliar, Fiscalização de Obras, Fiscalização Tributária, Iluminação Pública, Poda de Árvores em Praças Públicas, Recolhimento de Animais Mortos, Recolhimento de Galhos e Roçagem em Locais Públicos.

PIONEIRA NO RS - Com a implantação do software “Cidadão Mobile”, São Luiz Gonzaga passa a ser uma das primeiras cidades gaúchas a utilizar a plataforma de comunicação diretamente com o internauta; assim, o cidadão não precisará mais ir até a prefeitura para realizar uma solicitação de serviços. Isso tudo é automatizado através da internet, gerando, desta forma, comodidade e agilidade ao cidadão, ao mesmo tempo em que proporciona que a Administração Municipal realize uma gestão com informações sistematizadas, baseadas em dados concretos. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)