Oficializada nomenclatura da Prefeitura como “Paço Municipal Sepé Tiaraju”

A sede da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga agora tem nome oficial: “Paço Municipal Sepé Tiaraju”, em homenagem ao mítico herói nacional e são-luizense cujo monumento, confeccionado pelo artista plástico Vinicius Ribeiro, adorna o jardim em frente à prefeitura.

Para oficializar o ato, a Administração Municipal realizou nas dependências do Salão Nobre da Prefeitura um momento cultural em memória de Sepé Tiaraju, cuja morte em batalha completa 260 anos neste domingo, 7 de fevereiro. Na solenidade, realizada na manhã desta sexta-feira, foi enaltecida a memória do herói guarani, com a presença de várias entidades do município. Coordenado pela chefe do Setor de Turismo, a turismóloga Sandra Ferreira, o momento cultural iniciou com uma breve reflexão sobre Sepé feita pelo 1º Guri Farroupilha do CTG Galpão de Estância, Bryan Leal de Melo, o qual, ao ritmo da gaita, brindou os presentes com música gaúcha e, também, fez o acompanhamento de uma emocionante pajada declamada pelo professor e payador são-luizense Orci Machado, que, com muita sensibilidade e interpretação, fez da história de Sepé poesia e, da sua luta, um exemplo de defesa de nossas origens.

A seguir, o artista plástico Vinicius Ribeiro, autor da escultura de Sepé Tiaraju e proponente da nomenclatura da Prefeitura para “Paço Municipal Sepé Tiaraju”, agradeceu à Administração Municipal e a todas as entidades envolvidas no processo de oficialização do nome da prefeitura, uma vez que, segundo Vinicius, “é uma maneira de manter viva a lenda de nosso herói nacional e prestar a devida homenagem por um guerreiro que lutou até o fim em defesa de seu povo”, destacou. Logo em seguida, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Sidnei Ferreira, destacou a importância da homenagem a Sepé com a nomenclatura do Paço Municipal e agradeceu a valorização de um de nossos maiores ícones da cultura missioneira e são-luizense. A seguir, Sandra Ferreira apresentou o áudio “A História de Sepé Tiaraju”, confeccionado em conjunto com o radialista e produtor Dinis Soares, e que está disponível no site da Prefeitura Municipal contando a história da saga de luta e sacrifício de Sepé.

Finalizando a solenidade, o prefeito Junaro Figueiredo salientou que a valorização da história de Sepé Tiaraju vem a ganhar com a nomenclatura da sede da prefeitura, um prédio histórico que carrega boa parte da trajetória do município e que foi construído sobre as ruínas do cemitério onde muitos guaranis foram enterrados. Assim, agradeceu às entidades pelo endosso à proposição e ao artista Vinicius Ribeiro por levantar a questão do nome “Paço Municipal Sepé Tiaraju” para homenagear o guerreiro missioneiro junto à Prefeitura Municipal, efetuando, juntamente com o autor da proposição, o descerramento da placa com a Lei nº 5.550/15, a qual oficializa a nomenclatura definitiva do Paço Municipal de São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)