Vídeomonitoramento começa a ser implantado em São Luiz Gonzaga

Teve início nesta terça-feira, 15 de setembro, a implantação das câmeras vídeo para monitoramento em São Luiz Gonzaga. O primeiro ponto instalado foi na esquina entre as ruas Venâncio Aires e Salvador Pinheiro Machado (na Praça da Matriz).

Neste primeiro momento, o município estará implantando dez pontos de monitoramento, com equipamentos adquiridos através de projeto de vídeomonitoramento contemplado com recursos do programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras – ENAFRON, o qual foi consolidado em maio do ano passado após pleito levantado pela Administração Municipal e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que reúne representantes da Brigada Militar e Polícia Civil quanto ao planejamento de ações que envolvem a segurança pública no município.

O projeto contemplado em São Luiz Gonzaga prevê a implantação de 10 câmeras, acopladas em postes de concreto já instalados nos pontos estratégicos definidos pelo GGI-M, sala de vídeomonitoramento e treinamento para os operadores do sistema. O principal benefício advindo quanto da efetivação do vídeomonitoramento será a vigilância e acompanhamento, em tempo real ou através de gravações, de ocorrências como furtos e assaltos, com a identificação de veículos suspeitos por meio da tecnologia em alta resolução de imagens.

NOVAS CÂMERAS EM BREVE - Em breve, São Luiz Gonzaga estará recebendo mais 26 câmeras, oriundas de contemplação de emenda parlamentar do deputado Fernando Marroni (PT) no valor de R$ 1 milhão, as quais irão somar às 10 câmeras do ENAFRON, licitadas pelo Estado no valor de R$ 440 mil. A licitação para as novas câmeras deverá ser realizada nos próximos dias. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)