Situação do esporte no município foi tema de audiência

Em audiência pública realizada na terça-feira, às 16h, a Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer - APDL, a convite da Comissão de Bem Estar Social da Câmara de Vereadores, realizou apresentação de relatório de atividades referentes ao calendário esportivo do ano de 2013, bem como as futuras ações e obras planejadas para o fomento da prática esportiva no município. A apresentação do relatório foi um dos objetivos do encontro, que contou com participação do público presente, o qual contribuiu com sugestões, críticas e ideias para que São Luiz Gonzaga possua uma estrutura melhor para a inserção do esporte em todos os segmentos da sociedade e promova a prática em todas as modalidades.
Após o início dos trabalhos feito pela mesa coordenadora, o assessor de esportes, Cláudio Denis Borges da Luz, apresentou o calendário esportivo para 2013, com os campeonatos organizados e realizados, além das competições regionais em que foram inscritas equipes são-luizenses. O assessor de esportes informou quanto à reforma administrativa feita no início do ano, com a vinculação da APDL à Secretaria de Educação, bem como obras em andamento ou concluídas, como a reforma do Ginásio J. B. Loureiro e a construção de uma praça ao lado do campo de futebol 7 do local, a qual irá contar com uma pista de caminhada, quadra de areia e academia ao ar livre que será adquirida com recursos próprios da Prefeitura Municipal.
Novos eventos, como uma maratona e uma corrida rústica estão sendo organizados para os próximos meses. Além disso, nesta sexta-feira, 9 de agosto, a SEMECE, objetivando incentivar o esporte nas mais variadas modalidades esportivas, promoverá o evento "Compartilhando a alegria de ser estudante", o qual irá ocorrer no Centro Cícero Cavalheiro com a previsão de participação de alunos da rede municipal de ensino para incentivar a prática de várias modalidades esportivas.
CMD - Abordado na audiência pública, a revitalização de um Conselho Municipal do Desporto foi defendido pelos presentes, principalmente, para viabilizar a organização e a destinação de recursos para o esporte. Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, a revitalização de um CMD irá agregar todas as modalidades esportivas no Conselho, possibilitando a participação de representantes de toda a comunidade em discutir, de forma conjunta, quais as melhores diretrizes a serem adotadas no município, bem como gerir recursos destinados à área através do Conselho.
PROJETOS - Segundo Junaro, foram cadastradas três propostas no Ministério da Educação e Cultura visando recursos para a cobertura de duas quadras poliesportivas de escolas do município e para a construção de uma nova. O prefeito ressaltou também que ainda neste ano deverá ser feita a licitação para a construção de três academias ao ar livre, contemplando bairros da cidade. Além disso, foi confirmado o cadastramento no SINCOV de projeto referente à construção de um complexo esportivo no município, com orçamento previsto em torno de R$ 3 milhões, contemplando as mais variadas modalidades esportivas praticadas no município. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)