Município emite novo Decreto de Emergência devido à tempestade

Toda a estrutura da prefeitura, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar e Defesa Civil Municipal e Regional trabalha desde a noite no atendimento às famílias e estabelecimentos afetados pela forte tempestade que atingiu São Luiz Gonzaga às 22h30 de ontem, sábado. Mais de 1,2 mil residências foram destelhadas ou sofreram algum tipo de avaria, o que leva os dados iniciais a calcularem mais de 15 mil pessoas diretamente atingidas pelo temporal, que teve cerca de 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos muito fortes e chuva torrencial.

A chuva seguiu na madrugada e persiste no município. Na manhã deste domingo o prefeito Sidney Brondani, vice-prefeito Piti Werle, secretários municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Brigada Militar estiveram reunidos na prefeitura para avaliar os estragos e o que já foi feito para auxiliar a população. Segundo o prefeito, o município vai emitir ainda hoje novo Decreto de Situação de Emergência devido a ocorrência de tempestade e dos prejuízos contabilizados. “Estamos desde a noite de ontem atendendo a todos que solicitaram lonas e outros tipos de auxílio. A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas. Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha de ser feito até o momento foi feito”, afirma Sidney Brondani.

Partes da cidade seguem sem luz e há problemas no abastecimento de água em alguns pontos. Foram registrados prejuízos em pelo menos quatro escolas municipais, EMEI Altamiro da Silva, bairro Jauri; EMEF José Bonifácio, bairro Auxiliadora; EMEI General José Leovegildo Alves Paiva, bairro Agrícola, e EMEF Cel. Manoel Mamede de Souza, bairro Mário. Os prédios da unidade básica de saúde do bairro Mário, da Secretaria Municipal de Saúde e do Museu Arqueológico do município também foram atingidos e apresentam danos em cobertura, janelas e outras partes da estrutura.

Também foram registradas quedas de postes da rede de energia elétrica e de árvores em diversas ruas, que já foram desobstruídas. A Brigada Militar solicita que curiosos e demais pessoas evitem transitar pelas áreas atingidas. “Equipes da RGE já nos relataram dificuldades nos trabalhos para reestabelecer a energia devido a circulação de pessoas e pedimos que a comunidade saia destes locais para que possamos reestabelecer os serviços com segurança”, desatacou o major Eduardo Brumm, comandante da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga.