Prefeitura de São Luiz Gonzaga promove o projeto “Bairro Cidadão”

• Iniciativa foi apresentada na sexta-feira (10), em solenidade com a presença de autoridades e apoiadores do projeto

Assunto: Bairro Cidadão   |   Publicado em: 10/03/2023 às 16:42   |   Imprimir

Uma nova iniciativa da Administração Municipal irá levar os serviços da Prefeitura de São Luiz Gonzaga para mais próximo da população. Na sexta-feira (10), ocorreu no Salão Nobre da prefeitura o lançamento do projeto “Bairro Cidadão”. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das entidades apoiadoras do projeto e da comunidade.

Na ocasião, o vice-prefeito, Piti Werle, anunciou que a primeira edição do projeto será realizada no Bairro Loureiro, no dia 24 de março. “O objetivo do projeto ‘Bairro Cidadão’ é levar a prefeitura para mais perto da comunidade, tornando a administração pública mais aberta e democrática, com a participação de todos, buscando resolver de forma rápida e eficiente as demandas da população. Antecipadamente, agradeço aos nossos apoiadores e a ação das secretarias municipais, os quais são peças fundamentais desse projeto”, afirmou o vice-prefeito.

O trabalho que será desenvolvido durante o projeto consiste na ação integrada de todas as secretarias do município. A proposta é promover as ações em todos os bairros do município. “Reforçamos o convite para que os moradores do Bairro Loureiro participem das atividades, apresentem suas demandas, conversem com o prefeito, com o vice-prefeito, com os secretários. A Administração Municipal está junto com a população e queremos que ela participe conosco!”, afirmou o vice-prefeito, Piti Werle.

O projeto “Bairro Cidadão” conta com o apoio do 4º Regimento de Cavalaria Blindado; 14º Batalhão de Polícia Militar; 2º Pelotão de Bombeiro Militar; Acopan; Subseção da OAB/RS; Acopan; Aparp e Projeto Cidade Limpa.

BAIRRO LOUREIRO – No dia 24 de março, sexta-feira, as ações serão desenvolvidas no Bairro Loureiro, a partir das 8 horas. O local de concentração das atividades será em frente à EMEI Luiza Fabrício Cunha, na Rua B, nº 275. Confira os serviços e atividades que serão disponibilizados pelas secretarias municipais à população:

Secretaria de Obras: Caminhões e máquinas da Secretaria de Obras executando a limpeza; remoção de entulhos; roçadas; operação tapa-buracos; limpeza de bueiros; troca de lâmpadas; e pinturas de meio-fios.

Secretaria de Ação Social e Comunitária: Cadastramento e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); panfletagem sobre a campanha de combate à violência contra mulheres (CREAS); panfletagem de orientação sobre os benefícios do CadÚnico; busca ativa para inclusão de famílias em programas sociais (CRAS) e corte de cabelo.

Secretaria de Educação e Esporte: Divulgação da plataforma de ensino InoveWeb; participação da escola do bairro com diversos jogos esportivos envolvendo a comunidade; levantamento de dados de pessoas não alfabetizadas e de alunos que estão em idade escolar obrigatória e não frequentam os educandários.

Secretaria da Administração (Setor de Trânsito): Educação para o trânsito aos pedestres e condutores; panfletagem com assuntos referentes a segurança no trânsito; avaliação da sinalização existente e onde pode ser implantada; e manutenção da sinalização viária (pinturas e placas).

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: conscientização ambiental nas escolas referente a arborização; poda drástica e o que se configuram maus-tratos aos animais; plantio de mudas em regiões degradadas nos espaços públicos; limpeza de nascentes que possam existir em locais públicos; e fixação de placas de advertência.

Secretaria de Saúde: Atualização de dados CadWeb; verificação da carteira de vacinação; aferição da pressão arterial e verificação de glicose; busca ativa para realização de mamografias e exames citopatológico de colo de útero; busca ativa do público portador de diabetes e hipertensão arterial; realização de testes rápidos de hepatite; avaliação antropométrica durante o período de pesagem do Bolsa Família; atendimento nutricional com profissional habilitado; atividade de oficina terapêutica; escovódromo; e fisioterapia com o grupo de coluna.

Secretaria de Turismo e Cultura: Brinquedos; Escola da Dorinha; Escola Musiká; participação do Cria de São Luiz; e expositores com informações turísticas.

Em breve, mais atividades do projeto “Bairro Cidadão” serão divulgadas!

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Gabinete do Vice-prefeito