Primeira edição do “Brique da Praça Matriz Abegair Damião” foi realizada no domingo

• Feira ocorrerá mensalmente, em frente ao Palco Cenair Maicá

Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 06/11/2018 às 10:27   |   Imprimir

O domingo (4) ficou marcado pela retomada de uma iniciativa que busca a valorização e divulgação do trabalho de artistas e artesãos do município. Na data, ocorreu a primeira edição do “Brique da Praça Matriz Abegair Damião”, em frente ao Palco Cenair Maicá. A feira contou com a participação de dez bancas, as quais ofertaram grande variedade de produtos ao público que visitou a Praça da Matriz.

Durante a solenidade de abertura da feira, a primeira-dama do município e idealizadora do projeto de retomada do brique, Maria Lurdes Brondani, ressaltou os objetivos da atividade. “Estamos resgatando o Brique da Praça Matriz para mostrar à população o trabalho dos cantores, músicos, artesãos, pintores, todos que integram a nossa comunidade e realizam maravilhosamente bem seus trabalhos, mas se encontram no anonimato. Também aproveito a oportunidade para homenagear a saudosa Abegair Damião, cidadã que dedicou parte de sua vida a projetos sociais. Agradeço todos que acreditam neste projeto, ajudando na organização e realização do evento. De mãos dadas, unidos, apoiando uns aos outros, tenho certeza que o Brique da Praça da Matriz Abegair Damiãos será um sucesso”.

Na ocasião, o filho da homenageada, Adilson Damião, lembrou a trajetória da mãe em projetos sociais. “Aprendi dentro de casa esta lição de dedicação, união e amor ao próximo. Novamente agradeço a homenagem e parabenizo os organizadores pela iniciativa de retomar o Brique da Praça Matriz”. O prefeito Sidney Brondani também ressaltou o trabalho de todos os participantes do brique. “A nossa Administração busca preservar e retomar iniciativas boas para São Luiz Gonzaga, como o Brique da Praça Matriz. Parabenizo os organizadores da atividade, os participantes e também o trabalho realizado pela primeira-dama, Maria Lurdes Brondani, a qual buscava a retomada do brique desde o início de 2017”.

Também participaram da solenidade de abertura da feira, o presidente da Câmara de Vereadores, Reni Rodrigues Lopes; o comandante do 4º RCB, coronel Marcus Vinicius Scussiato Pimentel; a presidente do Centro de Criatividade, Carmen Carpenedo; a coordenadora do brique da praça, Priscila Queiroz, a vereadora Maria de Lourdes Pereira Matzenbacker e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira.

O BRIQUE

Diferente da primeira edição – realizada no último domingo, devido a chuva no sábado (3) – o Brique da Praça Matriz Abegair Damião será promovido no primeiro sábado de cada mês. A feira é destinada a comercialização de artesanatos, souvenirs, produtos coloniais, hortifrútis granjeiros, antiguidades, CDs, venda e troca de livros, além da apresentação de músicos são-luizenses. A comunidade poderá prestigiar o trabalho dos artesãos e artistas das 9 horas até às 15 horas.

A feira conta com a coordenação do Centro de Criatividade São-luizense, sendo a comissão organizadora também integrada pela primeira-dama Maria Lurdes Brondani; Secretaria da Administração, por meio do Setor de Turismo e COMTUR. Mais informações com o Centro de Criatividade, na Avenida Senador Pinheiro Machado, número 2285, telefone (55) 3352-3169.

Entre as entidades apoiadoras do brique, estão a Feira da Nossa Gente – MB Farmácias, Venda do Bonifácio, Casa do Artesão, Lar do Idoso, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Associação São-luizense de Autores (ASAS), Associação Amigos do Rio Piratini (APARP), ACOPAM, Coparte, Emater, Associação dos Deficientes, ONG Unidos pelo Amanhã, Clubes de Mães dos bairros do município, artesão Antônio Alves Silveira, artesãs Elisiane Bender, Nara dos Santos e Erica Fernanda Martins, Ruth de Moraes, Projeto Ler é Bom Demais e os artistas Vinicius Ribeiro e Sávio Moura.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga