Mapa do Turismo e Cadastur pautaram o primeiro “Café com Turismo” de 2018

• Evento ocorreu na segunda-feira (19), reunindo autoridades e representantes da rede hoteleira e gastronômica do município

Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 20/03/2018 às 15:40   |   Imprimir

Realizado na segunda-feira (19), nas dependências do Cometa Plaza Hotel, o primeiro “Café com Turismo” do ano contou com participação de representantes da rede hoteleira e gastronômica do município. A reunião foi pautada pelo cadastramento no Cadastur (sistema do Ministério do Turismo de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo) e o Mapa do Turismo.

Para sanar dúvidas sobre o Cadastur, o “Café com Turismo” contou com a participação do diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; do secretário executivo do Detur, Marcos Mattos e do prefeito de Rolador, Paulo Peixoto. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a necessidade de ações conjuntas para desenvolver o turismo em toda a região. “Quando pensamos em turismo na região das Missões, precisamos pensar em turismo integrado, afinal compartilhamos da mesma história. Esse rebaixamento no Mapa do Turismo nos surpreendeu, ressaltando a necessidade de mais informações sobre o tema. Para isso, realizamos essa reunião”.

O Cadastur é um dos indicadores que influenciam na classificação do município no Mapa do Turismo, junto ao Ministério do Turismo. Por meio dele, é possível cadastrar os estabelecimentos gastronômicos e da rede hoteleira, registrar o fluxo de turistas, informar sobre eventos no município, entre outras informações, o que influencia na classificação. Recentemente, mesmo com os investimentos, eventos e ações realizadas pelo Setor de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), São Luiz Gonzaga foi rebaixada da categoria “C” para “D”. O não cadastramento dos restaurantes e hotéis, além da falta de uma Secretaria de Turismo, teriam ocasionado o rebaixamento.

AÇÕES

O secretário executivo do Detur, Marcos Mattos, parabenizou o município pela união entre o poder público e a iniciativa privada em prol do desenvolvimento do turismo. Ele afirmou ter ficado surpreso com o rebaixamento do município e ressaltou que uma nova avaliação será realizada para alterações do Mapa do Turismo em 2019.

Sobre o Cadastur, o secretário executivo informou que o Detur realiza uma avaliação junto aos municípios para averiguar os rebaixamentos e elevações na classificação no Mapa do Turismo. Ele também destacou ser fundamental as pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo realizarem a adesão ao Cadastur, o qual também é uma fonte para turistas que buscam informações sobre o município. Quanto a criação de uma Secretaria de Turismo, o prefeito Sidney Brondani destacou ser um dos objetivos da atual gestão, porém devido questões orçamentárias, a criação da pasta em 2018 foi inviabilizada. A Secretaria de Turismo deverá ser criada em 2019.

Para mais informações sobre o Cadastur, os interessados podem acessar o site www.cadastur.turismo.gov.br ou ainda entrar em contato com o Setor de Turismo, na Praça Jayme Caetano Braun (55 3352-9300). A Administração Municipal, por meio do Setor de Turismo, agradece aos representantes do Comtur, Detur, Cometa Plaza Hotel, Torre Hotel, Motel Viva a Vida, Restaurante A Cantina, Restaurante e Pizzaria Malaguetta e imprensa por participarem do “Café com Turismo”. O Executivo Municipal também agradece ao Cometa Plaza Hotel por ceder o espaço para a realização do evento e ofertar um delicioso café da manhã.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga