Emoção marca a entrega de obra do artista Arno Schleder ao município

  • Quadro “Guerra Guaranítica” foi doada pelos familiares do saudoso professor e está exposto no Salão Nobre do Paço Municipal Sepé Tiaraju

    Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 02/11/2017 às 15:32   |   Imprimir

Uma solenidade marcada por muita emoção e boas lembranças. Na quarta-feira (1°), familiares, amigos e alunos do saudoso artista Arno Schleder se reuniram no Salão Nobre da Prefeitura de São Luiz Gonzaga para entrega oficial da obra “Guerra Guaranítica” ao município.

Representando a família Schleder, participaram da solenidade as irmãs do artista, Noemi Schleder Hamerski, Morena Leocácio Schleder e Eva Schleder Sonaglio, e a esposa do pintor, Iria Maria Jung. Em nome dos familiares, Noemi agradeceu o Executivo são-luizense por aceitar a doação da obra e ressaltou o amor do irmão pelo município. “Mesmo não tendo nascido em São Luiz Gonzaga, o Arno amava e defendia essa cidade. Além de contar a história da região, essa obra também possui características do Arno, é possível ver muito dele nesta pintura”.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, agradeceu aos familiares do artista pela doação do quadro. “Nesta solenidade, estamos recebendo e também realizando uma homenagem. Agradeço a família do saudoso Arno Schleder por ter essa visão de entregar a obra ao município e fazer dela um patrimônio de toda a comunidade são-luizense”. A solenidade também contou com a participação do artista Orci Machado, o qual recitou uma pajada em homenagem a Arno Schleder, além de relatos emocionados de amigos e parentes.  

O quadro “Guerra Guaranítica” está exposto junto ao Salão Nobre da prefeitura para ser apreciado pela comunidade que visitar o Paço Municipal Sepé Tiaraju. A Administração Municipal, por meio do Setor de Turismo, agradece o apoio da Floricultura Bela Flor, a qual disponibilizou belos arranjos florais que foram entregues as familiares de Arno Schleder durante a solenidade. 

O ARTISTA E SUA OBRA

Arno Leocácio Schleder nasceu em Passo Fundo em 10 de maio de 1953, mas adotou São Luiz Gonzaga como sua cidade no início dos anos 80. Ministrou durante décadas aulas de desenho e pintura, fomentando o talento de muitas crianças, jovens e adultos. Incentivador das artes e da história missioneira, participou de diversas entidades, entre elas, foi sócio fundador do Centro de Criatividade São-luizense, da Galeria Histórica São-luizense e do Atelier de Artes Los Libres. Arno faleceu em 3 de junho de 2017, dia do aniversário de São Luiz Gonzaga.

A obra "Guerra Guaranítica" – pintura a óleo sobre tela com 2,20 metros de altura – retrata o extermínio das reduções missioneiras, em 1756, pelos exércitos português e espanhol – representados na pintura como “máquinas de guerra” – no cumprimento do Tratado de Madrid. 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga