Sábado é o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe

• Unidades de saúde com salas de vacinas estarão abertas das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio-dia

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 11/04/2024 às 10:08   |   Imprimir

Para possibilitar a imunização de pessoas que não conseguiram comparecer às unidades de saúde durante o horário padrão de atendimento, ocorre neste sábado, 13 de abril, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Na data, as EFSs com salas de vacinas e o Centro de Saúde estarão abertos das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e funcionários do sistema prisional; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS. A meta da campanha é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários. A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, alerta para o baixo índice de imunização de crianças na campanha desse ano. “O município está realizando ações para alertar os pais e responsáveis sobre a importância das crianças estarem imunizadas contra a influenza. O outono e o inverno são épocas com maior incidência de gripe e outras infecções respiratórias. As crianças de seis meses a seis anos incompletos estão no grupo com maior possibilidade de apresentar essas infecções, por isso a importância da vacinação. Com as crianças imunizadas, diminuem as chances de elas adoecerem e desenvolverem casos graves da doença”, alerta.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga