Vigilância Sanitária informa sobre o fim da venda de álcool líquido 70% em estabelecimentos comerciais

• Conforme orientações da Anvisa, comercialização do produto voltará a ser proibida a partir de 30 de abril

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 09/04/2024 às 14:36   |   Imprimir

Na terça-feira (9), o Setor de Vigilância Sanitária – da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) – emitiu um comunicado informando sobre o fim da venda de álcool líquido 70% em estabelecimentos comerciais. A nota destaca a data final para a comercialização do produto – até 30 de abril – em virtude de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Confira o comunicado na íntegra:

“O Setor de Vigilância Sanitária Municipal informa sobre a data final de comercialização do álcool líquido 70% em estabelecimentos comerciais. A venda desse produto em supermercados e farmácias voltará a ser proibida a partir de 30 de abril.

A mudança ocorrerá em virtude do fim da vigência da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 766/2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa resolução previa a venda livre do produto – de forma excepcional – por ocasião da pandemia da COVID-19. O documento, o qual já teve prazo de validade estendido por 120 dias, expira no fim de abril.

A comercialização do álcool líquido 70% foi proibida no Brasil em 2002, após uma resolução da Anvisa apontar ‘os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão, principalmente em crianças’.

Sendo assim, destaca-se que a partir de maio de 2024, a RDC nº 350/2020, volta a vigorar. Mercados e farmácias estarão novamente proibidos de comercializar o álcool líquido 70%. O item em gel ainda será comercializado.”

O Setor de Vigilância Sanitária está localizado no Materno Infantil (na Rua Fernando Machado, nº 2899). Contato também pelo número (55) 3352-9000. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 16 horas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Setor da Vigilância Sanitária

Foto: Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa