Agentes de saúde e de combate às endemias concluíram cursos técnicos do programa “Saúde com Agente”

• Solenidade de formatura dos 34 agentes que participaram das capacitações ocorreu na semana passada

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 14/11/2023 às 16:33   |   Imprimir

Após 11 meses de aulas – presenciais e on-line – 26 agentes comunitários de saúde (ACSs) e oito agentes de combate às endemias (ACEs) concluíram os cursos técnicos do programa “Saúde com Agente”.  A ação é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

A solenidade de formatura ocorreu na última quinta-feira (9), no salão da Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias. A formatura contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, além da participação de autoridades, entre elas, o vice-prefeito, Piti Werle; a secretária de Saúde, Clari Ramborger; a vereadora Nara Mendes, representando o Legislativo Municipal; a coordenadora das ESFs e preceptora do curso, Viviane de Paula Carvalho; e a enfermeira e também preceptora, Renata Romualdo Carvalho.

Por meio do programa “Saúde com Agente”, foi ofertado o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde para os ACSs, e o curso técnico em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias, para os ACEs. O “Saúde com Agente” é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido. O programa foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da SEMSA, parabeniza os 34 agentes que participaram de forma voluntária dos cursos técnicos, visando sempre atender a população da melhor forma possível. Agradecimentos especiais ao presidente da Igreja de Jesus dos Santos dos Últimos Dias, Vanderlei Machado, pela cedência do local para a solenidade de formatura; ao apoio da enfermeira Daiane Brigo, coordenadora do SAMU; da técnica em enfermagem Iraci Grumdenann; e da equipe do Caps II (a qual disponibilizou o espaço, durante seis meses, para as atividades dos formandos).

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA e Ministério da Saúde