SEMSA e OAB São Luiz Gonzaga firmam parceria para ação alusiva ao Julho Amarelo

• Durante o mês, nas tardes de quinta-feira, serão disponibilizados testes rápidos de hepatite B e C na sede da subseção, junto ao Fórum local

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 11/07/2023 às 14:10   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) – por meio do Ambulatório Municipal de Hepatites Virais (SAE) – e a Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção São Luiz Gonzaga, realizam uma atividade em alusão à campanha Julho Amarelo. Durante o mês, às quintas-feiras, no turno da tarde, são disponibilizados na subseção da OAB – junto ao Fórum local – testes rápidos de hepatite B e C, além de orientações sobre a doença. O público-alvo são advogados, familiares e funcionários da comarca local.

A ação integra as Políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa a conscientização e prevenção das hepatites virais. Conforme a enfermeira Simone Wunsch – que atua no SAE – anualmente, a equipe do setor busca parceiros para desenvolver a campanha. “Em 2022, contatamos a ACI e logramos grande êxito. Em 2023, buscamos o apoio da OAB. A Ordem dos Advogados Brasileiros tem história junto à saúde pública, foi muito atuante na reforma sanitária e na reformulação do Sistema de Saúde, que culminou com a criação e efetivação do SUS. Estamos muito felizes com essa parceria!”, destacou a enfermeira.

A SEMSA lembra que o SUS disponibiliza, além dos testes rápidos para a detecção das hepatites B e C, a testagem rápida para infecções como HIV e sífilis. Para realizar os exames gratuitos, o interessado deve ir até a unidade de saúde da sua área de domicílio. A execução do exame, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos.

HEPATITES VIRAIS – A hepatite consiste em uma inflamação do fígado, a qual pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genética. A doença pode ser assintomática. Porém, quando há manifestação de sintomas, os mais frequentes são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, foco da campanha Julho Amarelo, essas são inflamações causadas por vírus, os quais são classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Fotos: Divulgação / SAE