São Luiz Gonzaga tem projeto selecionado para participar da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

• Iniciativa busca dar visibilidade às práticas que ocorrem nos municípios, trazendo pontos positivos, desafios e perspectivas sobre a organização das ações de imunização

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 05/07/2023 às 11:33   |   Imprimir

A estratégia adotada por São Luiz Gonzaga para a imunização de crianças e adolescentes nas campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite, em 2022, foi um dos projetos selecionados pela Secretaria Estadual de Saúde para participar da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.

A oficina é uma atividade de conclusão do processo de interiorização dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal. A iniciativa é realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG). A proposta da oficina é dar visibilidade às práticas que ocorrem nos territórios, trazendo seus pontos positivos, desafios e perspectivas futuras sobre a organização das ações de imunização do município.

O trabalho da Rede Municipal de Saúde, intitulado “Vacinar é um ato de amor e proteção”, foi selecionado na etapa Estadual da oficina para representar a 11ª região de saúde no congresso. Ao todo, o Estado selecionou 30 trabalhos que serão apresentados na oficina de imunização, nos dias 17 e 18 de julho. Na ocasião, irão apresentar o projeto, a secretária de Saúde, Clari Ramborger, e a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.

Entre as ações realizadas no projeto são-luizense, estão a mobilização das equipes que atuam no Centro de Saúde e ESFs; a entrega de uma carta – assinada pelo prefeito Sidney Brondani – chamando a atenção dos pais e responsáveis sobre a importância da imunização de crianças e adolescentes; a entrega de convites das campanhas aos pais e responsáveis para que os pequenos fossem imunizados e a promoção da “Festa da Vacina”, no Centro de Saúde. Durante essa atividade, 507 crianças foram imunizadas com a gotinha contra a paralisia infantil (poliomielite). Também foram verificadas as cadernetas de vacinação e atualizada a situação vacinal de diversas crianças e adolescentes. No dia, foram disponibilizados – gratuitamente – brinquedos infláveis, camas elásticas e pintura facial para o entretenimento das crianças.

A Oficina Nacional será realizada durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO). Na ocasião, os coordenadores de estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais, indicados por meio da Plataforma ImunizaSUS, irão se reunir para um diálogo sobre a trajetória de construção e os resultados alcançados por meio desse trabalho.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA e Conasems

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga