COVID-19: vacinação bivalente inicia em São Luiz Gonzaga a partir do dia 15 de fevereiro

• Imunização começa pelos residentes e funcionários das instituições de longa permanência de idosos

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 14/02/2023 às 08:04   |   Imprimir

Em fevereiro, uma nova etapa da campanha nacional de imunização contra a COVID-19 iniciou no Brasil, com a aplicação da formulação bivalente da vacina. A vacinação, em São Luiz Gonzaga, inicia a partir de quarta-feira, 15 de fevereiro, nos lares de idosos (instituições de longa permanência). Nessa ação, de acordo com o Centro de Saúde, serão vacinados os residentes e funcionários. Após essa etapa, o município aguardará mais doses do imunizante e novas notas técnicas emitidas pelo Governo do Estado para seguir com o cronograma vacinal.

VACINA BIVALENTE – A vacina monovalente – a qual vem sendo utilizada durante a pandemia – tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pela COVID-19. A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi desenvolvida sobre a cepa original e mais duas variantes da Ômicron.

As vacinas bivalentes Pfizer são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais, que se enquadrem nos grupos prioritários. A imunização ocorrerá de forma escalonada (fases), considerando o cronograma de entrega das vacinas bivalentes pelos produtores e a capacidade de armazenamento dos estados e municípios. Confira as fases:

Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

As vacinas bivalentes serão aplicadas quatro meses a partir da última dose de reforço. O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina COVID-19 bivalente (reforço) para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível.

Mais informações podem ser obtidas com o Centro de Saúde Lourivaldino Furtado, por meio do número (55) 3352-9080. O atendimento ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7 horas às 13 horas, e nas terças e quintas-feiras, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas às 16 horas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA e Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga