Serviços do Programa de Saúde da Mulher serão mantidos em São Luiz Gonzaga

• Assunto pautou reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, na última segunda-feira (19)

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 20/12/2022 às 12:38   |   Imprimir

Ofertando serviços essenciais para as mulheres de São Luiz Gonzaga e região, o Programa de Saúde da Mulher do Hospital São José seguirá sendo ofertado no município. O assunto foi pauta de reunião na última segunda-feira (19), em Porto Alegre, com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. A reunião contou com a presença do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS) e prefeito de Bossoroca, Juca Dutra; do prefeito de Pirapó, Aurí Kochhann; e do representante do Hospital São José, Claudinei Gewehr.

Há algumas semanas, o município foi informado pelo Hospital São José, de Giruá, sobre a suspensão dos atendimentos em São Luiz Gonzaga devido a necessidade da destinação de mais recursos, por parte do Governo Estadual, para a manutenção dos serviços em 2023. Após a reunião, foi estabelecido que o COIS irá manter – a curto prazo – o atendimento da Saúde da Mulher do Hospital São José, arcando com as despesas de custeio (como o deslocamento e pagamento dos profissionais que atuam na unidade), até a Secretaria Estadual de Saúde pactuar com o Hospital São José para a manutenção dos serviços.

O prefeito Sidney Brondani, ressaltou a importância de manter os atendimentos em São Luiz Gonzaga. “Não só as são-luizenses, mas as mulheres da microrregião são atendidas aqui no nosso município, evitando um deslocamento maior até Giruá. Por meio do COIS, integrado por nove município – São Luiz, Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Rolador e Garruchos – vamos manter esses serviços até que a situação seja solucionada, zelando pela saúde das mulheres e ofertando o acesso gratuito a esses atendimentos”, afirmou.

O Programa de Saúde da Mulher oferta exames de mamografia, ultrassom mamária, biópsia de agulha fina e grossa e colposcopia, além de todos os exames e análises patológicas das biópsias realizadas. Os atendimentos são realizados junto ao Centro de Saúde, no Centro de Saúde da Mulher. Mais informações pelo número (55) 3352-9092, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min. até o meio-dia e das 13 horas até às 17h30min.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga