Comissão de Controle e Tratamento da COVID-19 divulga orientações para prevenir novos casos da doença

• Aumento no número de casos e a circulação da variante BQ1 preocupam os órgãos de saúde

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 13/12/2022 às 10:51   |   Imprimir

Com o aumento no número de casos de COVID-19 no Brasil e no mundo, do registro de internações em decorrência da doença e a circulação de uma nova cepa (a BQ1, com poder de transmissão maior que a Ômicron), a Comissão Municipal de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento ao Coronavírus – COVID-19 emitiu orientações a fim de controlar a disseminação do vírus.

O documento destaca três orientações fundamentais para diminuir o risco de transmissão do coronavírus. São elas:

1) TODOS os casos da Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave atendidos nas farmácias, unidades de saúde e hospitais, devem ser notificados e testados conforme as notas técnicas do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Os testes rápidos são disponibilizados para a população pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), junto ao Materno Infantil, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min. e das 13h30min. às 16 horas.

2) Os pacientes positivados para COVID-19 e aqueles que apresentarem sinais e sintomas compatíveis com Síndrome Gripal – até que estejam em tempo hábil de realizar a testagem ou que estejam no aguardo do resultado do exame de PCR – devem ser afastados do trabalho conforme orientação prevista na Nota Técnica do MS nº 10/2022 2 e Nota técnica informativa nº 50 CEVS/SEC-RS.

3) Recomenda-se que as festas comemorativas institucionais sejam repensadas, e em caso de realização, que ocorram em ambientes abertos e com medidas de segurança orientadas na nota informativa nº 50 CEVS/SES-RS, observando distância entre as pessoas, evitando compartilhamento de objetos, talheres e copos.

CASOS NOVOS – A rápida variação nos números preocupa os órgãos de saúde municipais. Em São Luiz Gonzaga, conforme o boletim epidemiológico nº 601, de 28 de novembro a 2 de dezembro, apenas três casos novos de COVID-19 foram registrados. No mesmo período, não foram registradas internações hospitalares em decorrência da doença.

Na semana seguinte, de 5 a 9 de dezembro (segundo o boletim nº 602), 21 casos foram registrados, além da internação na ala COVID-19 do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) de uma paciente de 35 anos (alta hospitalar no dia 8 de dezembro).

VACINAÇÃO – Outra ação que deve ser adotada a fim de evitar a proliferação do vírus e prezar pela saúde da população é a vacina contra a COVID-19. Para evitar o desperdício de doses, a imunização nas ESFs ocorre com agendamento prévio. Já o Centro de Saúde realiza diariamente a vacinação contra o vírus.

A 4ª dose do imunizante está disponível para pessoas com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. Já a 3ª dose deve ser realizada por todas as pessoas com 12 anos ou mais. As crianças a partir dos 6 meses podem realizar a vacina contra a COVID-19 no Centro de Saúde, mediante agendamento.

Informações sobre as unidades de saúde do município estão disponíveis no link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/conteudos/2911-secretaria-de-saude.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga