Campanha de vacinação contra a poliomielite segue até 22 de outubro no Rio Grande do Sul

• São Luiz Gonzaga atingiu a meta da mobilização, imunizando mais de 1.700 crianças

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 10/10/2022 às 11:00   |   Imprimir

Em virtude da baixa cobertura vacinal, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada no Rio Grande do Sul e segue até o dia 22 de outubro. Diferente dos índices do Estado, São Luiz Gonzaga superou a meta da campanha, imunizando 1.709 crianças – de 1 a 4 anos – contra a poliomielite, o equivalente a 103,7% do público-alvo. A meta da campanha era imunizar 95% desse público.

Em uma divisão mais detalhada, conforme levantamento do Centro de Saúde, a única faixa etária que ainda não ultrapassou o índice de 100% das crianças imunizadas foi a de 1 ano de idade (atualmente em 93,09%).

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) ressalta ser de extrema importância que os pais ou responsáveis levem seus filhos para tomarem as gotinhas contra a pólio. Para realizar a vacina, os responsáveis por crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem apresentar a caderneta de vacinação da criança, indo – preferencialmente – na unidade de saúde onde ocorrem as vacinas de rotina.

COVID-19 - As unidades de saúde do município seguem com a campanha de vacinação contra a COVID-19. Atualmente, a 4ª dose é aplicada em pessoas com 40 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde e pessoas imunodeprimidas com 18 anos ou mais (mediante documentos comprobatórios).

Em virtude da baixa procura e a fim de evitar o desperdício de doses, a imunização de crianças e adolescentes contra a COVID-19 ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, as quintas-feiras, a partir das 7 horas até o meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Até o momento, o município não foi instruído pelo Governo do Estado sobre a vacinação de crianças menores de três anos de idade contra a COVID-19. Assim que as orientações forem recebidas, novas informações serão divulgadas.

Mais informações sobre a imunização contra a COVID-19 podem ser obtidas nas unidades de saúde da área de domicílio.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Saúde

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga