Crianças de 1 ano a 5 anos incompletos devem tomar as gotinhas contra a poliomielite

• Mobilização contra a pólio foi prorrogada e segue até o dia 30 de setembro

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 13/09/2022 às 09:05   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), lembra a comunidade são-luizense que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinas dos menores de 15 anos de idade foram prorrogadas até o dia 30 de setembro.

A diminuição nas taxas de vacinação infantil no país ameaça a saúde das crianças, possibilitando o retorno de doenças consideradas erradicadas no Brasil, como o sarampo e a poliomielite. Até o último dia 12 de setembro, 77,9% das crianças de 1 ano a menores de 5 anos receberam a gotinha em São Luiz Gonzaga. A meta da campanha é imunizar 95% desse público-alvo.

CAMPANHAS

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma estratégia para atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos (que não tomaram a gotinha nos últimos 30 dias) precisam ser imunizadas com a vacina oral contra a poliomielite.

Para realizar a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão SUS e a caderneta de vacinação do adolescente, indo – preferencialmente – na unidade de saúde onde ocorrem as vacinas de rotina. Já para receber as gotinhas contra a pólio, é necessário apenas apresentar a caderneta de vacinação da criança na unidade de saúde correspondente.

MOBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS

Desde o dia 30 de agosto, uma mobilização da SEMSA, Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) e 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), busca elevar os índices de cobertura vacinal do calendário básico de crianças e adolescentes. As equipes das escolas municipais e estaduais orientam os pais ou responsáveis para comparecerem nas unidades de saúde, realizarem a checagem e atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Assessoria de Imprensa