Mais de 500 crianças foram imunizadas no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

  • No sábado (20), também foi realizado o Dia D da Campanha de Multivacinação, com a revisão da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 22/08/2022 às 15:57   |   Imprimir

O último sábado (20) foi de mobilização nas unidades de saúde de São Luiz Gonzaga. Na data, ocorreu o Dia D das campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite, ocasião em que as ESFs e o Centro de Saúde estiveram abertos das 8 horas até às 17 horas.

Somente no Dia D, 507 crianças foram imunizadas com a gotinha contra a paralisia infantil (poliomielite). Durante o dia, também foram verificadas as cadernetas de vacinação e atualizada a situação vacinal de diversas crianças e adolescentes. Entre as vacinas aplicadas, a do HPV (realizada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos) e a meningocócica C (a qual protege de doenças como a meningite). Na data, buscando chamar a atenção para a importância da imunização, o Centro de Saúde promoveu a “Festa da Vacina”. Em frente a unidade, foram disponibilizados – gratuitamente – brinquedos infláveis, camas elásticas e pintura facial para as crianças.  

Mesmo com o sucesso do Dia D e da “Festa da Vacina”, conforme análise realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), metade das crianças entre 1 e 4 anos de idade ainda não tomaram a gotinha contra a poliomielite. A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, ressalta a importância da adesão às campanhas. “Para impedir que doenças evitáveis por meio dos imunizantes ocorram no Brasil, é essencial manter taxas altas e homogêneas de coberturas vacinais. Pedimos aos pais ou responsáveis que ainda não levaram os pequenos para serem imunizados, que se dirijam até a unidade de saúde onde ocorrem as vacinas de rotina para a revisão da caderneta e a imunização, caso necessário. Só assim teremos crianças e adolescentes protegidos de inúmeras doenças!”.   

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma estratégia para atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos serão imunizadas com a vacina oral contra a poliomielite. A gotinha impede que a paralisia infantil retorne ao Brasil, evitando que as crianças fiquem doentes e com limitações físicas irreversíveis. As campanhas seguem até o dia 9 de setembro.  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA