Sábado é o Dia D das campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite

  • Unidades de saúde estarão abertas das 8 horas até às 17 horas para realizar a imunização de crianças e adolescentes

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 19/08/2022 às 08:31   |   Imprimir

O sábado, 20 de agosto, será de mobilização nas unidades de saúde de São Luiz Gonzaga, com o Dia D das campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite. Das 8 horas até às 17 horas, as ESFs e o Centro de Saúde estarão abertos para atualização da caderneta de vacinas dos menores de 15 anos de idade.  Na data, somente a ESF Agrícola não realizará atendimento.

No sábado, também buscando incentivar a imunização, o Centro de Saúde irá promover a “Festa da Vacina”, das 8 horas até às 17 horas. Na ocasião, serão disponibilizados brinquedos infláveis e promovidas atividades lúdicas para as crianças que forem até a unidade de saúde para a imunização.

Para realizar a vacina, os pais ou responsáveis deverão apresentar o cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança ou adolescente, indo – preferencialmente – na unidade de saúde onde ocorrem as vacinas de rotina. A enfermeira Águeda Balbé comenta sobre as mobilizações. “É importante manter taxas altas e homogêneas de coberturas vacinais, só assim vamos ter crianças protegidas das doenças evitáveis por meio dos imunizantes. Pedimos aos pais ou responsáveis que não puderam levar os pequenos para serem imunizados, que aproveitem o Dia D para verificar a situação vacinal dos menores e realizar a vacina se necessário”.  

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma estratégia para atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos serão imunizadas com a vacina oral contra a Poliomielite. A gotinha impede que a paralisia infantil retorne ao Brasil, evitando que as crianças fiquem doentes e com limitações físicas irreversíveis.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA  

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil