Sábado é o Dia D das campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo  

  • Unidades de saúde do município estarão abertas das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio-dia

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 29/04/2022 às 09:51   |   Imprimir

O sábado, 30 de abril, será o Dia D de Vacinação das campanhas contra a influenza e o sarampo. Na ocasião, as unidades de saúde do município – que possuem sala de vacina – estarão abertas das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Para receber os imunizantes, é necessário apresentar o cartão SUS (ou CPF) e a caderneta de vacinação.

Na data, além das vacinas contra a gripe e sarampo, o Centro de Saúde também disponibilizará os imunizantes contra a COVID-19 para crianças e adultos, de acordo com o cronograma de imunização.

SARAMPO

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo tem como objetivo vacinar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (independente da situação vacinal) e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde contra o sarampo. A mobilização segue até o dia 3 de junho.

A imunização contra o sarampo ocorre com a aplicação das doses da vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e rubéola. A transmissão do sarampo ocorre de pessoa para pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Entre os principais sintomas, estão febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. De 3 a 5 dias podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, as quais se espalham pelo corpo.

 

INFLUENZA   

O dia 30 de abril também será de mobilização da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Devem ir até as unidades de saúde para receber o imunizante os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde que atuam em estabelecimentos de assistência à saúde inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O objetivo do Governo Federal é vacinar 90% do público-alvo. A campanha é dividida em duas etapas, com o início da segunda etapa no dia 2 de maio, segunda-feira. Todas as pessoas contempladas no Plano Nacional de Vacinação contra a Influenza poderão ser imunizadas.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga