Vacinação de crianças contra o sarampo e gripe é antecipada e inicia nesta segunda-feira

  • Podem receber os imunizantes, crianças de seis meses a cinco anos incompletos

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 22/04/2022 às 16:28   |   Imprimir

Devido ao aumento no número de atendimentos de crianças por quadros clínicos respiratórios, a Secretaria Estadual de Saúde antecipou o início da vacinação desse público-alvo contra a gripe e também contra o sarampo. A partir de segunda-feira, 25 de abril, as unidades de saúde do município iniciam a imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos contra as doenças.

Para a imunização, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem na unidade de saúde da área de domicílio (ou onde ocorram as vacinas de rotina) a caderneta de vacinação e o cartão SUS (ou CPF) da criança. A imunização contra a influenza e contra o sarampo – por meio da vacina tríplice viral, que também imuniza contra a caxumba e rubéola – pode ser realizada simultaneamente.  

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, reforça a importância da vacinação. “Nessa época do ano, os casos de problemas respiratórios em crianças tendem a aumentar e a imunização é fundamental para evitar o desenvolvimento de casos mais graves. Já o sarampo era uma doença erradicada no Brasil, graças a vacinação, e que voltou a ter casos registrados em 2022. Precisamos ficar alertas! A vacina é a melhor forma de prevenção, sendo vacinar as nossas crianças um ato de amor e proteção! Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que levem as crianças até as unidades de saúde para serem imunizadas”.   

Para mais informações, é possível entrar em contato com as unidades de saúde do município. Na segunda-feira, o atendimento nas ESFs ocorre das 7 horas até o meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Já o Centro de Saúde, atende das 7 horas até às 13 horas.   

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga