Campanha de Imunização contra o Sarampo continua nas unidades de saúde

• Público-alvo da mobilização são trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 19/04/2022 às 11:04   |   Imprimir

Em paralelo a mobilização de vacinação contra a influenza, as unidades de saúde também desenvolvem a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.

A mobilização tem como objetivo vacinar – indiscriminadamente – as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde contra o sarampo. A campanha ocorre em etapas, sendo a primeira desenvolvida até 30 de abril para atualizar a situação vacinal dos profissionais da saúde. A segunda etapa – de 2 de maio até 3 de junho – tem por objetivo vacinar todas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias (independente da situação vacinal).

Para a imunização, é necessário ir até a unidade de saúde da área de domicílio (ou onde a criança realiza as vacinas de rotina), portando um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação.

SARAMPO

Com a queda na cobertura vacinal – também em virtude da pandemia de COVID-19 – os órgãos de saúde reforçam a importância da imunização contra o sarampo. A doença era considerada erradicada no Brasil, porém casos foram confirmados em 2022. A imunização contra o sarampo ocorre com a aplicação das doses da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença.

A transmissão do sarampo ocorre de pessoa para pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Entre os principais sintomas, estão febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. De 3 a 5 dias podem aparecer outros sinais, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, as quais se espalham pelo corpo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga