Inaugurado novo imóvel da ESF Emir Reisdorfer, no Bairro Agrícola

• Solenidade contou com a participação de autoridades, familiares do homenageado, profissionais de saúde e comunidade

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 04/03/2022 às 16:13   |   Imprimir

Em solenidade marcada pela emoção, ocorreu na sexta-feira (4), a inauguração do novo prédio da unidade de saúde do Bairro Agrícola, a ESF Emir Reisdorfer. O ato contou com a participação de autoridades, moradores, servidores municipais, familiares e amigos do homenageado, o odontólogo Emir Reisdorfer.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, destacou a atuação do homenageado em prol da comunidade. “O legado que a pessoa deixa são as ações que ela faz como ser humano. Como profissional, é fácil realizar uma avaliação, mas a herança que fica como ser humano possui outra ótica de avaliação. É com essa ótica que vejo o doutor Emir, que prestou um trabalho comunitário, sempre envolvido com aqueles que mais precisavam, tanto no Rotary quanto na APAE, onde fez um trabalho de excelência. Um homem de caráter, que não se encontra facilmente hoje em dia. Tenho certeza que esses princípios ele deixou para toda a família. Para a Administração Municipal é uma honra ter uma ESF com o nome de um profissional, um cidadão de princípios, que deixou um legado enorme no nosso município”.

Verner Reisdorfer, filho de Emir Reisdorfer, agradeceu a homenagem. “É com imensa satisfação que estamos aqui para a inauguração das novas instalações da ESF Bairro Agrícola com o nome do nosso querido Emir Reisdorfer. Quero agradecer o vereador Valmir Silveira, pela proposição do nome e à Administração Municipal, por abraçar a ideia. Saibam que deram a nossa família algo muito valioso, pois eternizaram neste momento a trajetória de um homem de caráter, pai honrado, esposo amoroso, profissional dedicado, reconhecido pelo coleguismo e bom-humor. Desejamos que essa ESF seja o ponto de esperança para as pessoas que necessitam de tratamento, que continuem sendo acolhidas física e emocionalmente e que a área da saúde avance cada vez mais no nosso município, para que assim tenhamos uma cidade cada vez mais evoluída”.

Após os pronunciamentos, os familiares do homenageado – a esposa Onice; o filho Verner, acompanhado da esposa Mônica e do filho Valentim; o filho Rainer e o sogro do homenageado, Sadi Felipin -; o prefeito Sidney Brondani; o vice-prefeito Piti Werle; o representante do Legislativo Municipal, o vereador Valmir Silveira; a secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger; e o coordenador da unidade de saúde, o enfermeiro Cristian Brum de Barros, realizaram o descerramento da placa da ESF Emir Reisdorfer.

HOMENAGEADO

Nascido em Pirapó, no dia 20 de novembro de 1946, filho de Evaldo e Maria, Emir Reisdorfer formou-se em odontologia na Faculdade Federal de Pelotas. Em 1971, iniciou na profissão em sua terra Natal, Pirapó. Em 1973, transferiu-se para São Luiz Gonzaga, onde com um colega instalaram a Policlínica Dr. Ricardo Koelsah, em homenagem ao profissional. Em 1983, em paralelo ao atendimento na policlínica, foi aprovado em concurso e passou à condição de servidor público, prestando serviços à Secretaria Municipal de Saúde, atuando por mais de 20 anos como odontólogo.

Fez parte do Rotary Club e integrou a família Apaeana, eleito por três vezes presidente da APAE, deixando a marca do seu trabalho em favor da comunidade. Em paralelo a profissão, foi um esposo amoroso, casado com Onice Felipin Reisdorfer, com quem teve três filhos: Verner, Vanessa e Rainer. Emir Reisdorfer faleceu no dia 8 de fevereiro de 2007.

ESF EMIR REISDORFER

Iniciada em 2020, na primeira gestão do prefeito Sidney Brondani, a construção do prédio próprio da ESF Agrícola foi realizada com recursos das ações e serviços públicos de saúde, totalizando um investimento de R$ 386.609,48. A unidade básica de saúde atende 3.715 pacientes, dos bairros Agrícola e Jauri e ainda parte do Bairro Centro. A unidade também é responsável por atender aos moradores das localidades de Santa Inês e Barro Preto.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga