Mais de 50 exames de mamografia foram realizados no sábado

  • Iniciativa buscou atender mulheres com difícil acesso ao exame

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 10/10/2017 às 09:38   |   Imprimir

O município está mobilizado na prevenção do câncer de mama. Dentro das atividades desenvolvidas no “Outubro Rosa”, no último sábado (7), a ação conjunta da Secretaria de Saúde, Liga Feminina de Combate ao Câncer e Hospital São José contou com a participação de diversas mulheres do município, proporcionando exames de mamografia para pacientes que possuíam difícil acesso ao serviço.  

A iniciativa buscava promover um atendimento completo para todas as pacientes. Além do exame, as mulheres que visitaram o Centro de Saúde receberam atendimento de enfermagem (promovido com o apoio do SEG), fisioterapia e nutrição, puderam realizar o teste rápido de Hepatite, além de participar de conversas sobre a prevenção e o tratamento da doença.  

A auxiliar administrativa do Hospital São José, Marcieli Inselperger, comemorou o sucesso da atividade.  “As pacientes vieram realizar os exames de prevenção, muitas nos relataram que nunca haviam feito o exame de mamografia. Com essa ação junto aos ESFs do município, elas vieram até nós. Foi muito satisfatório, atingimos os objetivos que esperávamos”.  Ao todo 57 pacientes realizaram o exame de mamografia, além dos agendamentos realizados no sábado para a realização do exame.  

PREVENÇÃO

O exame de mamografia deve ser realizado por mulheres a partir dos 35 anos. Também é necessário realizar o exame caso a paciente perceba alguma anormalidade na mama ou possua histórico de câncer na família. “Quanto antes identificada qualquer anormalidade, maiores são as chances de cura”, ressaltou a auxiliar administrativa Marcieli Inselperger. Mais informações com a unidade local do Hospital São José, junto ao Centro de Saúde, ou pelo telefone (55) 3352-1238. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min. ao meio-dia e das 13 horas às 17h30min. 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga