Prefeitura inicia cercamento da pista do aeroporto municipal

A equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla) começou os trabalhos de mediação e marcação para posterior cercamento total da pista de pousos e decolagens, área de manobra e hangar do Aeroporto Municipal de São Luiz Gonzaga. Objetivo da medida é cumprir exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a fim de aumentar a segurança dos usuários do local.

Na tarde dessa segunda-feira, o vice-prefeito e prefeito em exercício Piti Werle esteve no aeroporto conferindo os primeiros trabalhos de estaqueamento do percurso da pista. Ele recebeu informações sobre o que precisará ser feito do engenheiro da Sempla Luiz Carlos K. de Oliveira (foto). “Iremos demarcar 60 metros para cada lado do eixo da pista, mais a área do hangar e do pátio de taxiamento. Esse trabalho é para limpeza e delimitação da área nos arredores que pode ser cultivada. Temos plantações de soja e trigo que já estão avançando pela área da piste e isso precisa ser resolvido”, afirmou o engenheiro Luiz Carlos.

Segundo ele, a pista de grama tem 1 mil metros e a extensão da cerca de isolamento será de 3.050 metros, com postes de 2,5 metros de altura, palanque de concreto e fios de arame farpado em todo o cercamento. “O orçamento é de R$ 300 mil para esse fim. Além disso, precisamos demarcar as cabeceiras da pista e fazer alterações e atualizações de suas características dentro do portal do Anac sobre suas características, bem como elaborar laudo biológico sobre a fauna e flora existentes nos arredores da área e da cerca”, explicou o engenheiro.

O Aeroporto Municipal de São Luiz Gonzaga está ativo e é utilizado para pousos e decolagens da aviação agrícola, para serviços de pulverizações, além do pessoal do Aeródromo da cidade. Confira nas fotos o trabalho no aeroporto e no link em anexo nesta página o mapa de como será feito o cercamento do local.