Raio X Empreendedor: mais de 5 mil empresas estão instaladas em São Luiz Gonzaga

• Nos últimos cinco anos, 3.076 novos empreendimentos iniciaram suas atividades no município

Assunto: Secretaria da Administração  |   Publicado em: 12/01/2024 às 10:27   |   Imprimir

Um levantamento realizado pela Sala do Empreendedor de São Luiz Gonzaga, denominado “Raio X Empreendedor”, apontou que o município possui 5.218 empresas em atividade. A pesquisa – ocorrida de maio a dezembro de 2023 – levou em consideração os microempreendedores individuais (MEIs), empresários individuais e sociedades limitadas. Cooperativas e associações não foram contabilizadas no levantamento.

A assessora de Desenvolvimento Econômico da Sala do Empreendedor, Daniele Pizzuti, comenta os objetivos do estudo. “O Raio X Empreendedor é uma ação da Sala do Empreendedor em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado e a Junta Comercial do RS, na qual foi realizada uma pesquisa nas empresas da cidade, com visitas à maioria delas, para que pudéssemos divulgar as potencialidades, legislações de benefícios fiscais, áreas disponíveis para investimentos e investimentos já realizados no município. A ação é uma oportunidade única para buscarmos grandes investimentos para nossa cidade e também é uma ferramenta para novos empresários que querem investir em São Luiz Gonzaga”, afirma.

SEGMENTOS – Conforme o estudo, nos últimos cinco anos, 3.076 empresas iniciaram as atividades em São Luiz Gonzaga. No mesmo período, 1.392 empreendimentos encerram os serviços. De acordo com a análise por segmentos e a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAES), as empresas foram divididas em três ramos, com o maior número de empreendimentos no ramo dos Serviços (2.856 empresas); do Comércio (1.899 empresas) e da Indústria (463 empresas).

O estudo também apontou as cinco categorias mais populares no município, em cada um dos ramos. São elas:

Do ramo dos Serviços (total de 2.856 empresas)

- Obras de alvenaria: 444 empresas

- Cabeleireiros, manicure e pedicure: 208 empresas

- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional: 146 empresas

- Serviços domésticos: 134 empresas

- Promoção de vendas: 132 empresas

Do ramo do Comércio (total de 1.899 empresas)

- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios: 410 empresas

- Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns: 136 empresas

- Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores: 106 empresas

- Comércio varejista de bebidas: 82 empresas

- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores: 70 empresas

Do ramo da Indústria (total de 463 empresas)

- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria: 38 empresas

- Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias: 32 empresas

- Fabricação de móveis com predominância de madeira: 26 empresas

- Confecção, sob medida, de peças do vestuário, exceto roupas íntimas: 25 empresas

- Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e confeccionadas sob medida: 22 empresas

Para mais informações, a Sala do Empreendedor de São Luiz Gonzaga está localizada na Rua Dr. Bento Soeiro de Souza, nº 2513, sala 23, na Galeria do Comércio. Durante o mês de janeiro, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas até às 13 horas. Mais informações pelo número (55) 3352-1865.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Sala do Empreendedor

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga