Projeto Rosvels Army oferta aulas gratuitas de jiu-jitsu para crianças e adolescentes

  • Treinos ocorrem no Centro de Artes Lucas Franco de Lima, nas quartas-feiras e aos sábados

    Assunto: Projetos  |   Publicado em: 24/07/2023 às 15:52   |   Imprimir

O Centro de Artes Lucas Franco de Lima é a sede de projetos sociais e culturais. Entre eles, está o projeto Rosvels Army, o qual oferta gratuitamente aulas de jiu-jitsu para crianças e adolescentes. Os treinos são realizados duas vezes por semana, nas quartas-feiras, das 18 horas às 19h30min, e aos sábados, das 14 horas às 15h30min. 

Iniciado em 2022, o projeto é uma iniciativa do instrutor Itamar Hider, a qual conta com a parceria da Prefeitura de São Luiz Gonzaga e de empresas do município. Itamar pratica jiu-jitsu desde 2012, é faixa marrom quatro graus e integra a equipe Union Team. O instrutor também possui registro na Confederação Brasileira de Jiu-jitsu, sob o nº 399046.

Segundo Hider, o Rosvels Army busca utilizar o jiu-jitsu como ferramenta principal para promover a disciplina e a cidadania, atendendo diretamente crianças e adolescentes por meio da prática esportiva, trabalhando o corpo e a mente. “Ao longo dos anos de treinamento, surgiu a vontade de ensinar e transmitir os aprendizados que obtive, como valores morais, autocontrole, disciplina, autoconfiança, além da defesa pessoal, por meio das técnicas da nobre arte e levar aos nossos jovens uma nova modalidade de esporte, de forma gratuita”, afirma o instrutor.

 

ALUNOS – Atualmente, 17 alunos participam do projeto. Entre eles, estão Manuela (12 anos), Mariana (9 anos) e Melissa (7 anos), filhas de Débora de Souza Trindade e de Dante Trindade de Ávila. A primeira a integrar a iniciativa foi Manuela, a mais velha. A família acompanhava os treinos, sendo que as aulas despertaram o interesse das irmãs mais novas, as quais também ingressaram no projeto.  

Dante de Ávila comenta as razões que motivaram a participação das filhas. “Como somos pais de três meninas, a ideia foi elas participarem para terem noções de defesa pessoal. Mas o esporte em si traz muitos benefícios. O próprio processo de estar em movimento e aprendendo coisas novas, achamos interessante para elas. Enfim, esporte é saúde. Além disso, tem a disciplina. Elas já são comportadas e obedientes, mas o processo de disciplina do jiu-jitsu ajuda bastante”.

 

APOIADORES – O projeto foi elaborado e colocado em prática com o apoio da Prefeitura Municipal e o auxílio de empresas parceiras e apoiadores, os quais colaboraram financeiramente e com a doação de kimonos (que são disponibilizados aos alunos), tatames e ventiladores. “Agradeço o apoio recebido das empresas Copagril, PSK Ambiental e Engtop Energia Solar, da prefeitura, e aos amigos Rogério Santos e Daniel Hilbig. A parceria de todos foi fundamental para que o projeto saísse do papel e pudesse contemplar crianças e adolescentes do nosso município”, destaca Itamar.

O Rosvels Army busca parceiros para compra de kimonos, a fim de contemplar mais alunos, e para a confecção de uma camiseta para as crianças e adolescentes integrantes da iniciativa. Mais informações podem ser obtidas por meio do perfil do projeto no Instagram (www.instagram.com/projeto__rosvels_army/), ou pelo número (55) 9 9981-2471.   

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do projeto Rosvels Army