Prefeito sugere à FAMURS criação de consórcio entre municípios para gestão da água

• Proposta ocorreu nessa semana, após aprovação da privatização da Corsan pela Assembleia Legislativa

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 03/09/2021 às 12:23   |   Imprimir

Pauta de inúmeras reuniões também na esfera municipal, o projeto de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Com a situação ainda incerta para os municípios, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, apresentou uma proposta à Associação dos Município das Missões (AMM) e à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

Após contato com lideranças de São Luiz Gonzaga e gestores de municípios da região, o chefe do Executivo Municipal sugeriu ao presidente da FAMURS, Eduardo Bonotto, a realização de um estudo para a criação de um consórcio de munícipios para a exploração da água e esgoto, mantendo o serviço público. “A realidade é que estamos em um limbo. Os prefeitos haviam solicitado mais tempo para avaliar o projeto de privatização, uma avaliação independente, o que não ocorreu. A sugestão do consórcio de municípios é algo novo. A ideia é estudarmos a possibilidade de criarmos esse consórcio, um estudo técnico, legal e de viabilidade financeira. Claro, não posso emitir um parecer técnico, mas acredito que essa sugestão seria positiva para os municípios e principalmente para à população”.

Conforme Brondani, o presidente da FAMURS sinalizou de forma positiva a possibilidade de realizar o estudo de viabilidade da proposta. Em conversa com o presidente da AMM e prefeito de São Nicolau, Ricardo Miguel Klein e com os prefeitos Juca Dutra (Bossoroca) e Fernando Machry (Roque Gonzales), a proposta do estudo de viabilidade do consórcio também foi vista de forma positiva.

Quanto a assinatura de termo aditivo do município com a Corsan, proposta pelo Governo do Estado, o chefe do Executivo informou que não realizará a assinatura sem o aval do Legislativo Municipal. “Já recebi o documento do aditivo, mas não assinei. Durante reunião da FAMURS com representantes do Governo do Estado, eu informei que não assinaria o aditivo sem aprovação da comunidade e quem representa a comunidade é a Câmara de Vereadores. Muitos prefeitos também têm esse pensamento”, afirmou Brondani.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / FAMURS