Privatização da Corsan e perfuração de poços artesianos em localidades do interior pautaram reuniões do prefeito Sidney Brondani

Nessa semana, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani cumpriu agenda em Porto Alegre, participando de reuniões na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

CORSAN

Na última terça-feira (27), o chefe do Executivo Municipal participou da reunião do grupo de trabalho formado pela FAMURS para discutir a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O encontro contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; do presidente da Famurs, Eduardo Bonotto; do presidente da Corsan, Roberto Barbuti; de representantes da Procuradoria Geral do Estado; técnicos da Corsan e prefeitos de municípios que possuem contrato com a estatal.

Um dos questionamentos levantados foi a forma de adesão das cidades caso o projeto do Governo do Estado seja aprovado. Conforme o prefeito Sidney Brondani, os municípios têm o direito a universalização da água e esgoto e 316 cidades realizaram a concessão à Corsan, por meio de contrato. “Existem muitas dúvidas quanto as etapas e a legalidade dessa alteração. A Famurs promoverá mais reuniões e também irá emitir uma nota técnica de orientação aos municípios. A decisão final será da Assembleia Legislativa, porém, é fundamental a participação dos municípios no debate”, afirmou.

O chefe do Executivo são-luizense também destacou que foi informado pelo superintendente regional da Corsan, João Batista Corin, sobre a conclusão do processo de licitação para as obras iniciais de implantação do sistema de esgotamento sanitário em São Luiz Gonzaga (rede coletora e estações elevatórias de esgoto bruto (EEB) final). De acordo com o superintendente, o serviço será executado pela empresa Drilling Company, de Porto Alegre.

POÇOS ARTESIANOS

Na quarta-feira (28), o prefeito Sidney Brondani também participou de uma reunião com a secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Silvana Covatti e com o coordenador de programas da SEAPDR, João Paulo Schuch. A reunião também contou com a participação do chefe do Setor de Patrimônio, Jacson Brandão.

A pauta foi a perfuração de dois poços artesianos, um no Assentamento São Sebastião e outro na Estação Ximbocu. O serviço será executado em parceria, com a perfuração dos poços executadas pelo Estado e o município realizará a instalação das bombas, caixas d’ água e extensões da rede para os moradores. A execução do serviço tem previsão de começo para final de setembro ou início de outubro.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto SEAPDR: Evandro Oliveira/Divulgação SEAPDR