Monumento em homenagem aos ex-combatentes da FEB é inaugurado na Praça Expedicionário Cícero Cavalheiro

  • Solenidade contou com a presença dos veteranos de guerra, capitão Elmo Diniz; segundo-tenente José Negri e cabo Taltibio de Melo Custódio 

    Assunto: Eventos   |   Publicado em: 09/06/2022 às 11:25   |   Imprimir

O último dia 3 de junho – aniversário de São Luiz Gonzaga – foi marcado por uma justa homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Com a participação de autoridades do município e da região, de familiares dos pracinhas e da comunidade, ocorreu a inauguração do monumento em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no Complexo Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro.

A solenidade também contou com a presença ilustre dos ex-combatentes e centenários, capitão Elmo Diniz, o qual é presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB-RS; do segundo-tenente José Negri e do cabo Taltibio de Melo Custódio. Os veteranos – acompanhados pelo prefeito, Sidney Brondani; pelo comandante do 4º RCB, coronel Leonardo Faulhaber Martins e pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro – realizaram o descerramento da escultura.

O chefe do Executivo Municipal ressaltou a mensagem da FEB para as futuras gerações. “Temos a alegria de receber nossos ex-combatentes e de prestar uma homenagem a todos aqueles que foram para a 2ª Guerra Mundial defender a bandeira brasileira, representados nesse ato pelos senhores. Para São Luiz Gonzaga é uma honra muito grande receber e dizer em alto e bom tom, que nessa terra nós reverenciamos e exaltamos os princípios da liberdade. A Força Expedicionário Brasileira demonstra para o país inteiro, para as futuras gerações, para nossa geração, que o Brasil é independente e ele próprio busca o seu caminho”, afirmou Brondani. O comandante do 4º RCB, coronel Leonardo Faulhaber Martins e o escultor Vinícius Ribeiro, também realizaram seus pronunciamentos sobre o monumento e a atuação da FEB.     

A solenidade de inauguração contou com a entrega de um diploma ao coordenador da Assessoria de Promoção do Desporto e do Lazer (APDL), Tito Bilinski, representando a Comissão Pró-monumento. Uma placa com o nome de todos os colaboradores foi fixada na estátua.

   

AGRADECIMENTOS – A Comissão Pró-monumento agradece e parabeniza todos os patrocinadores e apoiadores do projeto; 4º RCB; APDL; escultor Vinícius Ribeiro; arquiteto e urbanista Guilherme Batista; Prefeitura de São Luiz Gonzaga; secretarias e setores municipais; Câmara de Vereadores; engenheiro civil Marcus Vinícius do Prado; Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga; Mulheres Produtoras – Sindicato Rural; Polícia Civil, Brigada Militar, 2º Pelotão de Bombeiro Militar; Sefferson Steindorff (Museu Militar Brasileiro, em Panambi); Banda Marcial do Regimento de Santiago; TV Daqui e imprensa local.    

 

MONUMENTO – O monumento presta uma homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, somando forças aos exércitos Aliados contra as forças nazifascistas. A construção do monumento ocorreu graças a mobilização de voluntários – de diversas cidades – os quais doaram os recursos utilizados para a obra. A escultura foi confeccionada pelo escultor são-luizense Vinícius Ribeiro, responsável pelo monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun, a estátua de Sepé Tiaraju, entre outras obras grandiosas. O monumento em homenagem à FEB pesa 3,4 toneladas e possui 2,90 metros de altura.

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Comissão Pró-monumento

Fotos: Larissa Dorneles e Volnei Oliveira / Assessoria de Imprensa