Setor de Turismo e Comtur realizam vistoria em esculturas da Praça da Matriz

  • Iniciativa busca restaurar as obras e promover o turismo no município

    Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 12/07/2017 às 16:47   |   Imprimir

Com o objetivo de restaurar e valorizar os monumentos e esculturas instalados na Praça da Matriz, o Setor de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizaram uma vistoria nessas obras. A ação ocorreu na terça-feira (11) e contou com o apoio do integrante do Comtur e escultor Vinícius Ribeiro, o qual indicou métodos adequados de restauração e limpeza.    

A vistoria foi acompanhada pela chefe do Setor de Turismo, Rose Grings e pelo coordenador do setor, Yago Gomes. Entre os principais pontos levantados, está o conserto dos pedestais, iluminação e entornos das estruturas, melhorando a apresentação dos locais e respeitando as condições das obras. “Nas esculturas de pedra, como a do Padre Miguel Fernandes, é recomendado deixar o trabalho natural da pedra. O limo é natural da pedra, esta aparência envelhecida é natural”, comentou Vinícius Ribeiro. Já nos bustos de bronze, o escultor alertou para a utilização de lixas ou esponjas de aço na limpeza das obras, o que resulta em danos nas esculturas.  

Outro ponto levantado pelo escultor é a necessidade de mais informações junto as obras. “A apresentação é muito importante, mas a informação também acrescenta para o turismo. As pessoas precisam saber o que estão observando e o que a obra significa, o porquê da homenagem e quem foi o homenageado”. De acordo com a chefe do Setor de Turismo, Rose Grings, os elementos apontados para a melhoria das esculturas não irão gerar grandes custos ao poder público, focando principalmente na mão de obra. “A nossa Praça da Matriz é belíssima. Vamos buscar promover reparos e acrescentar elementos consideravelmente simples as obras, os quais irão aumentar ainda mais o potencial turístico da praça” ressaltou.      

O setor agradece a colaboração dos alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da URI São Luiz Gonzaga, os quais promoveram um estudo sobre o turismo no município e sugeriram melhorias nos pontos turísticos da cidade, entre eles, a Praça da Matriz e suas esculturas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga