Após revitalização, Museu Senador Pinheiro Machado reabre as portas para a comunidade

• Solenidade contou com a participação de autoridades, familiares do senador José Gomes Pinheiro Machado e da população

Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 16/11/2022 às 14:59   |   Imprimir

Em São Luiz Gonzaga, o dia 15 de novembro – data em que é celebrada a Proclamação da República do Brasil – foi marcado pela aguardada inauguração da revitalização do Museu Senador Pinheiro Machado. O ato solene reuniu autoridades civis e militares; familiares do senador José Gomes Pinheiro Machado; e a comunidade de São Luiz e região.

O prefeito Sidney Brondani agradeceu a presença dos familiares do senador Pinheiro Machado, entre eles, o diplomata Paulo Fernando Pinheiro Machado, o qual reside em Curitiba e visitou a região das Missões pela primeira vez para participar da solenidade. “Foi um trabalho técnico e político que possibilitou a revitalização do museu. Um trabalho executado por muitas mãos para alcançar o melhor para o nosso município, buscando preservar e divulgar nossa cultura. Mas será que estamos preparando as novas gerações para assumir essa responsabilidade? É uma grande preocupação. Por isso, nas escolas, famílias e entidades do município precisamos realizar esse trabalho. A cultura não cai do céu. É preciso um trabalho de valorização para que as gerações futuras tenham esse olhar e cuidado”, ressaltou.

O diplomata Paulo Fernando Pinheiro Machado agradeceu o convite da Administração Municipal para participar da solenidade e ressaltou o legado do senador Pinheiro Machado. “A maior dificuldade que temos nos dias de hoje é entender que fazemos parte de um elo, elo das gerações que passaram e das que estão por vir. Esses elos trazem valores e isso é o mais importante. Acredito que carregados os valores do senador, valores esses que vocês estão preservando. Um deles, é a lealdade. Recentemente, escrevi um artigo sobre a relação pessoal e política entre o senador Pinheiro Machado e o barão do Rio Branco, descobrindo histórias interessantes. Essa relação mostra a lealdade ao amigo, quando o senador garantiu a segurança da filha do barão que estava sofrendo violência doméstico, mantendo sua palavra mesmo após o falecimento do amigo. Esses são os valores que ele dizia serem os valores republicanos, os quais temos a missão de manter e passar para as próximas gerações. Quero agradecer a São Luiz Gonzaga por manter, cultuar e revitalizar esses valores. Muito obrigado a todos, é uma honra estar aqui com vocês!”.

Entre as autoridades presentes no ato solene, o prefeito de Cerro Largo e diretor do Departamento de Turismo da AMM, Paulo César Kipper; o prefeito de Bossoroca, José Moacir Dutra; e a representante do ex-deputado federal Darcísio Perondi (MDB), a professora Sonia Cuozzo Prates.

REVITALIZAÇÃO - A revitalização do Museu Municipal Senador Pinheiro Machado totaliza um investimento de R$ 251.694,83. Do total, R$ 243.750,00 são oriundos de emenda parlamentar voluntária – a qual contou com o auxílio do ex-deputado Darcísio Perondi – e contrapartida do município de R$ 7.944,83. Os recursos foram obtidos em 2016, durante o mandato do ex-prefeito Junaro Figueiredo. Para que as peças históricas possam ser apreciadas pelos visitantes, seis expositores, duas mesas expositoras e um armário foram adquiridos pela Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTC), totalizando mais um investimento de R$ 20.470,00.

AGRADECIMENTOS – A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece a todos que participaram da solenidade. Agradecimentos também aos apoiadores do evento: Coopatrigo, Preto Refrigeração, Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga e músico Arlen Souza.

ATENDIMENTO – O atendimento no museu ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min. e das 13h30min. às 16 horas. Para atendimentos aos fins de semana, é necessário realizar o agendamento com a SEMTC, por meio do número (55) 3352-9366. A organização do acervo foi realizada pelo diretor de museus e mestre em Patrimônio, o professor Anderson Amaral Schmitz, com o apoio da atendente do museu, Irene Borges Notarjacomo.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMTC

Fotos: Larissa Dorneles / Prefeitura de São Luiz Gonzaga