Festa do Arroz Carreteiro será realizada nos dias 4 e 5 de junho

• Reunião de lançamento da festividade ocorreu na Praça Jayme Caetano Braun, na última quarta-feira (23)

Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 24/02/2022 às 12:29   |   Imprimir

Com a última edição realizada em 2019 devido a pandemia, a 7ª Festa do Arroz Carreteiro tem data marcada: 4 e 5 de junho de 2022. A reunião de lançamento da festividade ocorreu na quarta-feira (23), no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, e contou com a participação de autoridades, representantes de conselhos municipais, entidades apoiadoras e imprensa local.

Os participantes foram recepcionados pela secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli e pelo prefeito em exercício, Piti Werle. Na ocasião, a história da festividade foi destacada pelos presentes. Com o surgimento do evento, em 2014, proposto pelo ex-vereador Clóvis Veiga; a regionalização da Festa do Arroz Carreiteiro em 2017, na primeira gestão do prefeito Sidney Brondani e com o (na época) Setor de Turismo, coordenado pela ex-chefe de setor e atual vereadora Rose Grings; e em 2021, a inclusão da festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado e o título de Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro para São Luiz Gonzaga; entre outros fatos marcantes.

Durante a reunião, a vereadora Rose Grings (a qual também representou o presidente da Câmara de Vereadores, João Iuri de Oliveira) realizou a entrega simbólica de um avental da Festa do Arroz Carreteiro para a secretária Luiza Caterine, desejando sucesso na organização do evento em 2022. “Estamos retomando essa festa popular, regional e gratuita. Neste ano, tenho imensa satisfação em anunciar que no dia 5 de junho teremos o tronco missioneiro Pedro Ortaça, o qual fará o show principal da 7ª edição da Festa do Arroz Carreteiro na Praça Jayme Caetano Braun. A festa só se tornou grandiosa graças à colaboração de diversas pessoas, entidades e empresas. Pedimos novamente o apoio de todos para promover o nosso prato típico, a nossa cultura missioneira, resgatando a nossa história. Lembrando que teremos mais uma edição do Festival de Trovas e Pajadas, teremos a escolha da rainha da Festa do Arroz Carreteiro e a participação de mais artistas missioneiros”, ressaltou a secretária Luiza.

Entre os presentes na reunião, o presidente da Expo São Luiz, Marcos Rosa; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Sidnei Ferreira; a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Beverly Bassani; o presidente da Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (APARP), Luiz Henrique Torres Weber; a representante da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professora Josiara Amaral e o presidente do COMDEMA e representante do curso técnico de Guia Turístico da URI, Iuri Martins. Em março, será promovida uma reunião com as entidades tradicionalistas, piquetes e entidades apoiadoras para discutir a realização da 7ª Festa do Arroz Carreteiro.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Turismo e Cultura