Curso de controle e vigilância do Aedes aegypti mobiliza profissionais da região

  • Capacitação contou com representantes de onze municípios e ocorreu na terça (17) e quarta-feira (18)

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 20/10/2017 às 10:40   |   Imprimir

Nesta semana, o combate ao mosquito Aedes aegypti mobilizou os agentes Comunitários de Saúde, da Primeira Infância Melhor e de Combate a Endemias de onze municípios da região. Na última terça (17) e quarta-feira (18), a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) promoveu, com o apoio da Secretaria de Saúde, o “Curso de Vigilância e Controle do Aedes aegypti”.  

Na terça-feira, ocorreu a abertura oficial da capacitação – no Salão de Atos da URI São Luiz Gonzaga – com a presença do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; do secretário de Saúde, Valmir Silveira; do representante do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Jair Martins; do representante da 12ªCRS, Elson Resende; do coordenador do Comitê Municipal de Combate e Prevenção a Dengue, Carlos Sidnei Ferreira; do representante do 4ºRCB, Tenente Dinarte; e do comandante do 2º Pelotão de Bombeiro Militar, Sgt. Voltaire Fonseca dos Santos.

O curso contou com 110 participantes e foi ministrada pelo agente de saúde pública do CEVS, Jair Martins, e por monitores da Vigilância Ambiental da 12ªCRS. O primeiro dia de formação foi destinado a parte teórica. Também na terça-feira, o agente de saúde pública da CEVS coordenou uma reunião com representantes de diversas entidades do município. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Saúde e abordou o andamento do Programa de Controle ao Aedes aegypti no município.  

Já o segundo dia de capacitação contou com uma atividade prática, a qual levou os participantes ao cemitério municipal para aplicação das instruções fornecidas no início do curso. No local, foram identificados e eliminados possíveis focos de proliferação do mosquito. Os agentes também realizaram a coleta de larvas de mosquito para análise.

O “Curso de Vigilância e Controle do Aedes aegypti” contou com a participação de profissionais de São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Caibaté, Mato Queimado, Rolador, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzales, São Nicolau e São Miguel das Missões. Ao todo, serão 40 horas de formação, com a próxima etapa do curso marcada para o dia 22 de novembro.  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga