Oficina terapêutica “Ativa Idade” realiza ações em prol da saúde física e mental

  • Projeto é desenvolvido há cinco anos na ESF Duque de Caxias e conta atualmente com 32 participantes

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 17/10/2017 às 15:50   |   Imprimir

Com o objetivo de promover a interação entre os participantes e proporcionar atividades diferenciadas a população, a ESF Duque de Caxias desenvolve, há cinco anos, a oficina terapêutica “Ativa Idade”. Com foco na promoção da saúde física e mental, os encontros ocorrem nas segundas e quartas-feiras (no turno da manhã) e nas terças e sextas-feiras (no turno da tarde) nas dependências da unidade de saúde.     

Durante a manhã, são desenvolvidas atividades dinâmicas, rodas de conversa, alongamento e dança, além da comemoração de datas especiais, como aniversários, festa junina, entre outras. Nas rodas de conversa, são abordados temas como alimentação saudável e administração correta de medicamentos, além da escuta inicial dos participantes pela equipe da ESF para a identificação de possíveis doenças depressivas. Já no período da tarde, são promovidas aulas de artesanato, com trabalhos em crochê e materiais recicláveis (como rolos de papel higiênico e caixas de leite). 

A oficina terapêutica “Ativa Idade” conta com a colaboração do SENAR, CRAS e do curso de Fisioterapia da URI. Atualmente, a oficina possui 32 integrantes, na faixa etária dos 45 aos 80 anos. “Os participantes são assíduos, organizados e engajados sendo que a maioria está desde o início das atividades. É perceptível a melhora da saúde física e mental, com a diminuição de picos hipertensivos e controle do diabetes, assim como a diminuição das queixas de desconforto muscular. Acreditamos que o principal benefício da oficina seja o convívio social, que proporciona uma aproximação com a equipe da unidade e um vínculo de amizade entre os participantes”, ressaltou a enfermeira coordenadora da ESF Duque de Caxias, Morgana Nascimento.

A oficina terapêutica “Ativa Idade” é destinada a pessoas de ambos os sexos e de todas as idades da área de abrangência da unidade de saúde. Para mais informações sobre a iniciativa, é possível entrar em contato com o ESF Duque de Caxias – na Rua Benjamin Constant, número 538 – pelo telefone (55) 3352-5888.  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação/ESF Duque de Caxias