Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam no município

• Setor de Combate a Endemias também reorganizou o trabalho de prevenção a doença de Chagas

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 03/08/2017 às 09:37   |   Imprimir

Os agentes de campo de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde seguem promovendo ações de conscientização contra a dengue. A equipe – integrada por 14 agentes – desenvolve atividades na área central do município. O objetivo é combater os possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, realizando vistorias, coletas, eliminando criadouros e orientando a comunidade.

Segundo o coordenador da equipe de Combate a Endemias, Milton Fagundes, os cuidados para o combate do Aedes aegypti devem ser permanentes. “A adoção de medidas simples, como evitar água parada em recipientes, manter o pátio limpo e piscinas tratadas, fazem uma grande diferença e contribuem para evitar a proliferação do mosquito”, destacou.

Durante o mês de julho foram realizadas visitas nos locais identificados como Pontos Estratégicos (PEs), como sucatas, borracharias, oficinas, entre outros. O trabalho de visita nos PEs ocorre quinzenalmente e é realizado pelos agentes de Combate a Endemias, Joel Santos e Andressa Fagundes.

DOENÇA DE CHAGAS

Também foi reorganizado no município o trabalho de prevenção a doença de Chagas, a qual tem como vetor o inseto triatomíneo, o popular barbeiro. Os agentes que desenvolvem a atividade são Edson de Freitas Pereira e Tatiane Volz.

O trabalho é realizado em pontos da área urbana e do interior do município. Com a denominação de Ponto de Informação de Triatomíneos (PIT), a ação conta com 13 locais de coleta e visitação no município, além de informantes que apoiam o desenvolvimento do trabalho da Secretaria de Saúde.

São eles: Edir Brondani, na localidade de Afonso Rodrigues; Elbio Roni Malgarin Ferreira, na Capela São Paulo; Vânia Machado Alves, na Laranja Azeda; Ivete Grundemann, no Limoeiro; Marta Machado Morais, no Pontão de Santa Maria; Elizabete Natalia Budel, no Rincão de São Pedro; Geni Pavanelo, no Rincão de Santana; Cleuza Neto de Menezes, no Rincão dos Pintos; Zaira Mattione, na Fazenda Coqueiro; Ana Tereza Cavalheiro Pires, em São Lourenço das Missões; Odete Kleinubing, em Santa Inês; Paulo Gilberto Rossner, na Vila Seca e Pedro Paulo Garcia Araújo, no Bairro Agrícola.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Semsa

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga