Setor de Combate a Endemias inicia ciclo de inverno contra o mosquito Aedes aegypti

  • Ações começarão em julho, com foco no recolhimento de larvas e eliminação dos focos de proliferação do vetor

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 22/06/2017 às 16:25   |   Imprimir

Uma nova etapa no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti inicia no mês de julho. O Setor de Combate a Endemias irá desenvolver as atividades do ciclo de inverno, focando na coleta de larvas e na eliminação dos focos do vetor.   

O coordenador da equipe de Combate a Endemias, Milton Fagundes, destacou que os agentes identificaram um número elevado de focos durante a realização do serviço de campo e solicitou o apoio da comunidade nesta nova etapa. “O combate ao mosquito Aedes aegypti é constante. A dengue é uma doença permanente, temos também a zika e chikungunya, que podem nos surpreender a qualquer momento. Existem muitos focos de proliferação do mosquito e vamos realizar a coleta para termos o controle do percentual de infestação que existe no município”.  

Milton também agradeceu o apoio do Setor de Roçada da Secretaria de Obras e Viação, do projeto voluntário Cidade Limpa e do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB), os quais foram parceiros no ciclo de verão de combate ao vetor, auxiliando na eliminação dos focos.  

Entre as ações diárias que podem ser adotadas pela população para combater o mosquito Aedes aegypti, o setor recomenda evitar o acumulo de água em pneus (os quais devem ser guardados em um local adequado); manter caixas d’água, tonéis e latões fechados; colocar areia nos cacos de vidros fixados sobre os muros; manter piscinas tratadas durante todo o ano; realizar a limpeza - com escovação - dos bebedouros de animais; adicionar areia em pratos de vasos de plantas; descartar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras bem fechadas; guardar garrafas vazias com os gargalos para baixo e manter os ralos, canos, toldos e marquises desentupidos.

ESCOLAS

Também a partir de julho, o Setor de Combate a Endemias irá retomar o trabalho de conscientização promovido nas escolas de São Luiz Gonzaga.  “É muito importante trabalhar com os estudantes, os quais são uma base de informação para as famílias e ajudam no trabalho de conscientização da população”, destacou Milton. Desta vez, as escolas que serão visitadas pelas equipes foram definidas pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga